Geral

27 de 09 de 2021, 11:31

Cultura

Vistacurta regressa de 12 a 16 de outubro

Dezanove curtas-metragens vão ser exibidas em competição, mas há muito mais para além do concurso organizado pelo Cineclube de Viseu. Filmes, concertos, exposição e sessões educativas também estão no cartaz

cinema vistacurta 2021 web

O festival de cinema Vistacurta, organizado pelo Cineclube de Viseu, regressa de 12 a 16 de outubro.

O principal palco das sessões de cinema será o auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). Em competição na edição deste ano vão estar 19 curtas-metragens produzidas na região de Viseu e no resto do país dedicadas à temática da interioridade, mas a agenda também será preenchida com outros filmes e atividades.

As curtas de produção local em competição são “Alpha” de Tiago Santos, “Capítulo Um: A Chegada” de Sara Carneiro e “Amélia” de Inês Costa.

Na categoria de produção nacional, vão ser exibidos “Barbas de Baleia” de Mariana Bártolo, “There’s a Woman” de Gustavo Silva, “Salto” de Nuno Baltazar, “O Nosso Reino” de Luís Costa, “Ursula” de Eduardo Brito, “O que se não Se Vê” de Paulo Abreu, “Terceiro Turno” de Mário Macedo e “Cristina” de Olívia Guerra.

Também vão ser apresentados “A Rainha” de Lúcia Pires, “Depth Wish” de Margarida Albino, “O Ofício da Ilusão” de Cláudia Varejão, “Madrugada” de Leonor Noivo, “Moço” de Bernardo Lopes, “No Fim do Mundo” de Abraham Escobedo Salas, “Nha Mila” de Denise Fernandes e “Dimension N: Amigos para Sempre” de Petri Salo.

A sessão de abertura será preenchida com o filme “Arte M’Bale” de António Ribeiro de Carvalho, seguido de “O Movimento das Coisas” de Manuela Serra, no dia 12 a partir das 21h30.

Este ano, o Vistacurta irá também dedicar parte da sua agenda a um ciclo de cinema da região espanhola da Galiza. Assim, vão ser exibidos os filmes “Costa da Morte” de Lois Patiño às 17h00 de 14 de outubro e “Longa Noite” de Eloy Enciso às 21h30 do dia 15. Também em exibição vai estar “Nación” de Margarita Ledo, que vai ser exibido brevemente em data a definir na programação regular do Cineclube.

Ainda na programação da Vistacurta, o Teatro Viriato vai receber a 15 de outubro um cine-concerto que vai juntar Rui Reininho, dos GNR, e o cineasta Edgar Pêra a partir das 19h30. As imagens em directo da performance de Reininho serão manipuladas pelo VJ Cláudio Vasques, que as misturará com filmes de Pêra pré-montados. A música e sonoplastia estarão a cargo de Artur Cyaneto, alter-ego de Edgar Pêra, na sua primeira atuação ao vivo.

O Teatro Viriato também vai receber “Strá… Tum… Pschh…” de Quim Albergaria e Ricardo Martins às 16h00 do dia 16.

Rui Reininho também vai apresentar no Vistacurta o filme de animação “O Estranho Mundo de Jack” às 11h00 do dia 16 no auditório do IPDJ.

Em exibição vão estar ainda “Fitas Cirúrgykas” de Edgar Pêra no dia 13 às 21h30 e “A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos, que venceu o Prémio da Crítica Internacional no Festival de Berlim, às 17h00 do dia 16. A sessão de encerramento irá ser realizada mais tarde às 21h30 com o filme espanhol “Trinta Lumes” de Diana Toucedo.

O Vistacurta também vai propor outras atividades como a exposição “Cinema Ilustrado”, que estará patente entre 8 de outubro e 29 de novembro na Escola Superior de Educação de Viseu, e atividades educativas com uma aula de cinema marcada para 13 de outubro na escola e com a orientação do realizador Eduardo Brito.

Para os mais novos, vão ser exibidos os filmes “Rewilding: Um Novo Caminho para a Natureza em Portugal” no dia 12, “#AnneFrank: Vidas Paralelas” no dia 13 e “Bangla” no dia 14. As sessões estão marcadas para as 10h00 e as 14h00.