Geral

17 de 09 de 2022, 12:22

Cultura

VNBM inaugura exposição de Dayana Lucas em Viseu

Meandro é o nome do trabalho desta artista venezuelana que está patente até 21 de outubro na galeria de arte contemporânea

Dayana Lucas

Após 20 dias de residência no espaço de intervenção artística VNBM, em Viseu, a artista plástica e designer gráfica Dayana Lucas dá a conhecer a partir deste sábado o resultado da sua residência artística em Viseu, numa exposição que mostra o cruzamento entre desenho, escultura e instalação e que foi especificamente concebida para o espaço da galeria VNBM - arte contemporânea.

Meandro é o nome do trabalho desta artista venezuelana que está patente até 21 de outubro.
Dayana Lucas colabora desde 2010 com o colectivo SOOPA que se desdobra em diversas áreas: música, teatro e dança contemporânea.

Enquanto artista desenvolve uma pesquisa prática na área do desenho com particular interesse na passagem do desenho para a escultura. Trabalha também como designer na área da cultura, tendo colaborado com músicos, artistas plásticos e diversas instituições culturais portuguesas. Em 2019 criou o projecto ORINOCO, uma editora de livros e outras edições de artista.

A inauguração da exposição está marcada para as 18h30 deste sábado e surge do programa de criação criado pela Pausa Possível. A VNBM pretende, assim, inscrever a região de Viseu como território de reflexão, a partir da criação de obras de arte contemporânea, afirmando-se como “um projecto original que pretende contribuir para a diversidade e descentralização da criação artística nesta área específica, em Portugal”.