Geral

23 de 09 de 2022, 17:02

Desporto

2ª Divisão de Futsal. Viseu 2001 entra em ação este sábado, ABC fica 'de folga'

O desporto volta ao ritmo habitual e o futsal não é exceção. Está de regresso a Segunda Divisão nacional. Distrito faz-se representar com Viseu 2001 e ABC de Nelas

Treinos Viseu 2001

Fotógrafo: Igor Ferreira

Este sábado, dia 24 de setembro, é dia do regresso da Segunda Divisão de futsal. Viseu 2001 e ABC de Nelas estão juntos na série A do campeonato que, este ano, se divide em duas séries: A e B.

Como cada série tem 13 equipas, logo, número ímpar. Como tal haverá sempre uma equipa por jornada (e em cada série) a ficar de folga. Nesta primeira ronda, ditou o sorteio que a equipa do ABC de Nelas descansa na série A. O Viseu 2001 terá "folga" na 12ª jornada.

Os clubes foram distribuídos nas duas séries de acordo com a localização geográfica. Em cada série os clubes jogam entre si uma única vez e por pontos.

Apuram-se para a 2.ª Fase - Apuramento de Campeão seguinte os cinco clubes melhor classificados de cada série, num total de dez clubes. Os restantes 16 clubes seguem para a 2.ª Fase – Manutenção e Descida que será disputada em duas séries de oito clubes.

No passado dia 22 de agosto, quando realizou a equipa realizou o primeiro treino, o diretor para o futsal do Viseu 2001 reafirmou aquilo que o clube tinha transmitido em notas oficiais: o objetivo é lutar pela subida à Primeira Divisão.

“Os objetivos do Viseu 2001 passam por atingir a fase da subida à Primeira Divisão. Estamos com ambição e entusiasmo, temos que ter a humildade de reconhecer que depois de quatro anos na Primeira Divisão a nossa realidade é a Segunda Divisão, mas vamos fazer de tudo para honrar a cidade e os viseenses e lutar para passar à fase de subida. O trabalho será feito passo a passo, pois sabemos que outros clubes têm investimentos que nada tem a ver com o Viseu 2001, mas acredito muito na qualidade desta equipa técnica e jogadores”, assegurou Paulo Lopes.

Por essa ocasião, também em declarações aos jornalistas, o treinador do Viseu 2001, Rafael Outeiro referiu que a equipa terá pela frente um campeonato "muito competitivo". O técnico falou de um campeonato "muito longo", que será "desgastante em termos físicos e mentais" e que é, por isso, preciso "trabalhar muito bem a vertente física e ir introduzindo aos poucos a capacidade psicológica".

O Viseu 2001 tem este sábado o primeiro de 12 testes, numa fase que será decisiva para definir de que lado fica o clube: se na parte das equipas que vão lutar para não descer, se no lote dos clubes que vão tentar a subida à Primeira Divisão.

Nesta primeira jornada, os viseenses jogam na Póvoa de Varzim, diante do Póvoa, o ABC fica isento. Na jornada seguinte, o Viseu 2001 vai receber o Arsenal Maia, enquanto que o ABC também joga em casa, mas diante do Póvoa Futsal, esta jornada adversário do clube viseense.