Geral

29 de 03 de 2023, 17:14

Desporto

2ª Liga de volta. Depois das seleções, reta final sem STOP para Académico de Viseu e Tondela

Equipas do distrito avançam para nove jogos sem pausas. Primeira jornada é já este fim de semana, última só no final de maio

milioransa do Academico disputa uma bola

Fotógrafo: Igor Ferreira

Académico de Viseu e Tondela têm este fim de semana a primeira de nove jornadas até ao final da Segunda Liga. Os dois clubes enfrentam os nove jogos sem qualquer pausa. A derradeira jornada, a 34ª, será jogada a 28 de maio.

A Segunda Liga esteve parada durante quinze dias. Houve uma data FIFA pelo meio. E tanto Académico, como Tondela, viram os plantéis emagrecer. No total, de Viseu saíram três atletas rumo às seleções. De Tondela foram dois convocados.

O Académico emprestou Nduwarugira à seleção do Burundi. O médio de 28 anos foi titular na derrota da sua seleção contra a Indonésia por 3-1 em jogo amigável.

Também Jovani Welch foi convocado pela seleção do Panamá e entrou aos 66 minutos na vitória do Panamá contra a Costa Rica.
por uma bola a zero. Jorge Costa não contou também com Rodrigo Pereira nos últimos dias.

É que o jovem avançado do Académico foi convocado para a seleção portuguesa de sub-20 e alinhou durante 76 minutos na derrota lusa conta a Chéquia por 3-0 a contar para a Elite League.

Tozé Marreco teve igualmente de prescindir de dois jogadores nesta data FIFA. No caso do plantel tondelense, a questão foi logo a baliza. Babacar Niasse, de 26 anos, foi convocado pela seleção da Mauritânia. O guardião foi titular nos dois jogos que a Mauritânia realizou a contar para a CAN (Campeonato Africano das Nações). O saldo foi de um empate (1-1) e uma derrota (3-1).

Telmo Arcanjo também jogou a CAN. O cabo-verdiano entrou a dois minutos do final do empate contra Essuatíni (0-0) e foi titular, jogando os 90 minutos, na vitória de Cabo Verde contra Essuatíni. Houve jornada dupla entre as duas seleções.

Findos os trabalhos nas seleções nacionais, os plantéis começam a ganhar forma para a reta final que se prevê intensa. Não há pausas daqui em diante. Serão nove jornadas disputadas em dois meses.
A primeira é já este fim de semana.

O Tondela entra primeiro em campo. Os auriverdes jogam em Oliveira de Azeméis diante da Oliveirense. O histórico de confrontos é favorável aos da casa. O Tondela ganhou apenas dois jogos em Oliveira de Azeméis. O último foi em 2013.

Nota curiosa: Tozé Marreco, treinador do Tondela, sabe o que é marcar à Oliveirense. À época a jogar como avançado dos auriverdes, Tozé Marreco marcou dois golos à equipa de Oliveira de Azeméis, na temporada 2013/2014.

No atual campeonato, a Oliveirense está atrás do Tondela. Há dois pontos a separar as duas equipas (30 pontos para a Oliveirense, 32 pontos para o Tondela). A Oliveirense não ganha há cinco jogos (três derrotas e um empate). Já o Tondela tem uma vitória, três empates e uma derrota nos último cinco jogo.

Os auriverdes estão a 13 pontos do terceiro lugar - playoff de subida e têm mais nove pontos em relação ao 16º lugar - playoff de manutenção.

Mais acima na tabela classificativa está o Académico de Viseu que nesta 26ª jornada vai até Matosinhos defrontar o Leixões. Os academistas avançam para este encontro em quarto lugar da tabela, a três pontos do terceiro classificado, Farense.

A equipa algarvia disputaria uma vaga na Primeira Liga do próximo ano, através de um playoff com o antepenúltimo classificado desta edição do primeiro escalão.

O Leixões chega ao jogo contra o Académico de Viseu num ciclo de quatro jogos sem ganhar. A equipa de Matosinhos sofreu uma goleada contra o FCPorto B (4-0), empatou com o Estrela da Amadora (1-1), perdeu diante do Farense (1-0) e empatou a um golo com o Benfica B.

A última vitória conquistada em Matosinhos data de 29 de janeiro deste ano contra o Penafiel. De resto, a jogar em casa, para a Segunda Liga, o Leixões tem um rigororo 'empate': quatro vitórias, quatro derrotas e quatro empates.

Quanto aos comandados de Jorge Costa, entram em campo no Estádio do Mar vindos de uma vitória em casa contra o Sporting da Covilhã por 1-0, de uma derrota em Mafra por 2-0 e um empate caseiro a um golo contra o Estrela da Amadora.

Nota para o empate no dérbi a um golo diante do Tondela e da vitória em Torres Vedras, para completar o ciclo dos últimos cinco jogos da equipa viseense.

No histórico de confrontos entre Académico de Viseu e Leixões, vantagem para a equipa costeira. No Estádio do Mar, o Académico só foi feliz seis vezes. A última foi na época passada quando os viseenses ganharam em Matosinhos por 1-4. Na primeira volta da edição deste ano da Segunda Liga houve empate a dois golos, no Fontelo. O Académico chegou a estar a ganhar por 2-0.