Carlos Eduardo

27 de 11 de 2021, 18:14

Desporto

ABC de Nelas vence e vai lutar pela subida à Primeira Divisão de futsal

Feito do clube nelense foi conseguido após vitória sobre o Saavedra Guedes por 4-2. Na hora da vitória, treinador Rui Almeida elogia os jogadores e deixa palavra para os críticos

ABC Nelas Torneio das Vindimas

Fotógrafo: ABC Nelas

O ABC de Nelas conseguiu chegar à fase de apuramento de campeão na Segunda Divisão de futsal. A equipa treinada por Rui Almeida derrotou o Saavedra Guedes por quatro bolas a duas.

O clube nelense tem, nos últimos anos, conseguido estar sempre diante da possibilidade de subir à Primeira Divisão e, com isso, estar em convívio com os maiores do futsal português.

O ABC de Nelas terminou em quinto lugar. Esta primeira fase foi apenas jogada a uma volta (ou seja, não houve confrontos em casa e fora com o mesmo adversário) e o conjunto de Nelas acaba com 19 pontos em 11 jogos (seis vitórias, um empate e quatro derrotas). Esta série Norte acabou por ser liderada pelo Caxinas que apenas empatou um jogo, tendo vencido os restantes.

Este triunfo sobre o Saavedra Guedes alimenta, portanto, a esperança do ABC em conseguir chegar ao escalão maior do futsal português.

Rui Almeida era um homem satisfeito no final do jogo... mas com memória


No final do encontro, Rui Almeida, treinador do ABC, em declarações ao Jornal do Centro, afirmou que este jogo apenas veio confirmar aquilo que já pensava: este era um jogo difícil frente a um adversário de valia. "Esteve nas oito melhores equipas do país, neste momento passa um momento difícil e acabou esta fase em último, mas não desaprendeu, tem qualidade, tem bons jogadores e está muito bem orientada", descreveu o técnico.

Na hora do triunfo, Rui Almeida era um homem feliz e aos jogadores dirigiu palavras de gratidão. "Eu não digo uma coisa no balneário para andar a dizer outra aos jornais. Eu sempre disse que este era o formato mais difícil de sempre. Perigosíssimo, complicadíssimo, 11 finais. Fui alertando para isto. E deixar aos meus jogadores aquilo que lhes disse no balneário: parabéns e obrigado", referiu o treinador do ABC.

O treinador do ABC aproveitou para responder aos críticos

A equipa de Nelas vai agora lutar pela subida, mas até chegar aqui o técnico diz ter ouvido muitas críticas. "Os meus jogadores fizeram uma primeira fase fantástica. E logo ao início pairavam muitas nuvens negras. Ouvi e li muita gente a dizer que o ABC de Nelas estava mais assim ou assado. Cheguei a ouvir que até lá tinha jogadores demasiado velhos e ri-me porque sabia que tinha um grupo de homens que acreditava no processo, no modelo de jogo, nas ideias e de trabalhar e treinar. Quem trabalha e treina, normalmente, acaba por no fim ter sucesso. E nós falámos pouco e trabalhámos muito", assinalou o treinador do ABC.

O ABC vai agora jogar o "melhor campeonato de sempre" e "o mais justo"

Daqui em diante, o treinador considera que vai jogar-se a fase de subida mais justa de sempre. "O ABC de Nelas vai estar nas 12 melhores equipas do país. Não me esquecendo de ninguém, neste momento, salta-me aqui o nome do Belenenses, das Caxinas, do Ferreira do Zêzere. E isso vai levar-nos a estar no melhor campeonato de sempre. Na minha opinião é o formato mais justo de sempre. Não há playoffs, grupos de três... Isto é um campeonato: quem for mais regular, sobe de divisão, o segundo também. Ponto final, parágrafo", defendeu Rui Almeida.

O clube nelense vai agora jogar um novo campeonato que será jogado a duas voltas entre 12 equipas. Os dois primeiros vão subir à Primeira Divisão. Todos os clubes entram com zero pontos nesta fase.