Geral

18 de 03 de 2023, 13:00

Desporto

Académico de Viseu quer dar 'prova de caráter' no jogo com o Covilhã, garante Jorge Costa

No lançamento do jogo diante do Sporting da Covilhã, Jorge Costa reconheceu ter tido a semana 'mais longa' desde que está em Viseu. Treinador academista assumiu ainda que tem uma 'responsabilidade acrescida' e que não deveria ter reagido a um 'ato isolado' no final do jogo em Mafra. Treinador fez 'mea culpa'

Jorge Costa

Fotógrafo: Igor Ferreira

O Académico recebe este domingo, 19 de março, o Sporting da Covilhã depois da "semana mais longa" de trabalhos desde que Jorge Costa está no comando técnico dos viseenses. Foi o treinador quem o reconheceu no lançamento do jogo da jornada 25 da Segunda Liga. O técnico garante que, depois da derrota em Mafra por 2-0, os academistas queriam o mais rapidamente possível voltar aos jogos para "dar uma prove de caráter".

"Foi a semana mais longa, num sentido figurado. Depois do que aconteceu em Mafra, o que mais queríamos é jogar o mais rapidamente possível para conquistarmos os três pontos, para termos certezas de que não foi por acaso que chegámos a esta situação, para dar uma prova de caráter de que o que aconteceu em Mafra foi um acidente de percurso. Esta espera é dolorosa", reconheceu.

Sobre o episódio no final do jogo de Mafra, Jorge Costa assumiu ter errado ao dirigir-se à bancada dos adeptos do Académico. O técnico garantiu ter "idade suficiente" para não reagir a quente ao que considerou ter sido um "ato isolado de uma pessoa".

"Não tenho qualquer problema em fazer um 'mea culpa'. Tenho idade, maturidade e educação suficientes para perceber que um ato isolado de uma pessoa não me pode tirar do sério. Não é este o caminho que quero, nem o futebol que quero. Apesar de ter todo o direito de me sentir injustiçado, não o devo fazer porque tenho uma responsabilidade acrescida", explicou o treinador academista.

Numa análise ao adversário de uma nova jornada da Segunda Liga, Jorge Costa espera uma equipa "completamente diferente" da que o Académico derrotou na primeira volta do campeonato. Recorde-se que, na Serra, os viseenses ganharam por 3-2 com o golo da vitória a surgir no último segundo do jogo.

"É uma equipa completamente diferente da que encontrámos na primeira volta. Mexeu muito no mercado de dezembro, reforçou-se. Mesmo o sistema de jogo é diferente do que encontrámos já com o Alex [Costa]. Não há segredos: nós sabemos o que o Covilhã vale e as dificuldades que vamos encontrar amanhã", sublinhou.

Assinalando que os resultados na Segunda Liga provam que "não há grandes diferenças entre as equipas", Jorge Costa deixou claro que espera um "jogo difícil" diante de "uma equipa que está a crescer". "Há uns tempos, praticamente era dada como condenada à descida de divisão e, por mérito próprio, está numa fase boa", relevou.

Sem esconder que o Académico está "ferido no orgulho", Jorge Costa acrescentou que os jogadores academistas têm "uma vontade enorme de voltar àquilo que fomos e somos". "Sou um treinador confiante e estou somente ansioso para que o jogo comece", concluiu.

Académico de Viseu e Sporting da Covilhã defrontam-se este domingo, 19 de março, pelas 12.45h no Estádio do Fontelo, em Viseu. Há 18 pontos a separar os dois clubes. O Académico avança para este encontro em quarto lugar, o Covilhã é 17º e está em zona de descida.