Geral

26 de 05 de 2023, 16:40

Desporto

Amigas, amigas, título à parte

Este sábado as emoções estão à flor da pele no futebol português, com a disputa do título da Liga Portuguesa entre o SL Benfica e o FC Porto. Para antecipar esta grande decisão, conversamos com duas adeptas fervorosas, do projeto 'À Bola com elas'. A águia voará mais alto ou o dragão terá chama mais forte?

à bola com elas

Já falta pouco para ser conhecido o nome do novo campeão nacional de futebol. SL Benfica ou FC Porto. Milhões de adeptos aguardam pela resposta à pergunta: quem vai ser campeão?

O Jornal do Centro procurou a resposta junto de duas amigas divididas pela paixão clubística. Ambas são comentadoras do "À bola com elas", um projeto de comentário desportivo protagonizado por mulheres, numa iniciativa promovida pela Casa do Concelho de Castro Daire.

Quem está mais próximo do título de campeão nacional é o Benfica, que só depende de um empate (desde que o FC Porto não vença com goleada das antigas) e de si mesmo para festejar no final do jogo frente ao Santa Clara.

Jacqueline Fernandes é uma fervorosa adepta das 'águias' e não tem dúvidas de que o troféu vai ficar no Estádio da Luz. “Na minha opinião o jogo de amanhã está mais do que ganho. Espero que não me corra mal esta antevisão“, declara animada.

“Vamos jogar contra o último classificado da tabela, portanto tem tudo para correr bem. Se formos a comparar os adversários [de Porto e Benfica], as probabilidade jogam mais a nosso favor. Estamos a jogar em casa e temos aqui tudo lançado para que possamos ganhar amanhã”, refere.

A adepta encarnada reconhece que o FC Porto fez uma boa recuperação nesta reta final da temporada, mas que se o Benfica ganhar é um justo vencedor. “O Benfica foi a equipa mais regular ao longo da época, apesar de o FC Porto ter subido um bocado e ter quase nos apanhado na reta final. Acredito que o Benfica com a garra que tem e com os adeptos que tem, e por ser um jogo decisivo, vai ser campeão amanhã. Um justo vencedor na minha ótica”, conclui motivada.

Quem se mostra resignada é Cláudia Lopes. De coração assumidamente azul e branco, reconhece ter muita pena, mas o título deve mesmo pintar-se de encarnado.

“Vai ser muito fácil para o Benfica ser campeão. Nós temos pena… temos mesmo muita pena. Nós, digo eu, neste caso portista. Temos muita pena porque o Benfica vai encontrar um Santa clara que é último classificado”, lamenta.

“Se o Benfica tivesse encontrado uma equipa do meio da tabela, já ia para o para o jogo - ainda que fosse jogar em casa e ainda que só precisasse de um empate – tremido e nervoso. Esse nervosismo poderia até causar um desenlace diferente para eles”, expõe.

Sobre o Dragão, Cláudia Lopes considera que vai dar uma boa réplica no seu encontro. “Eu acho que o Porto não vai tremer, não é agora que ele vai tremer, apesar de ser um jogo difícil. Muito mais difícil para nós [FC Porto] do que para o Benfica, porque o Vitória ainda pretende segurar a vaga na 3ª pré eliminatória da Conference League e vai jogar com força para conseguir esse objetivo. Claro que vamos ganhar, pelo menos o jogo!”, refere Cláudia Lopes, entusiasmada ao falar do seu Porto”

Ambas as adeptas não tiveram medo de arriscar um prognóstico e consideram certa a vitória tanto de Benfica como de Porto. “O Benfica vai ganhar 3-0 ao Santa Clara, infelizmente. O Porto vai vencer 1-0 o Vitória SC”, aposta Cláudia Lopes.

Já Jacqueline Fernandes considera que o seu clube, o Benfica, vai terminar o campeonato em beleza, com uma goleada. “Para ser assim à grande vou arriscar um 4-0 do Benfica sobre o Santa Clara. Acredito que o FC Porto também vai ganhar, por isso vou dizer um 2-0 sobre o Vitória SC”, ousa.

Seja qual for o resultado desta “final”, o mais importante no futebol já aconteceu. Duas adeptas a falarem com amor pelos seus clubes, sem nunca desonrarem o adversário. Os jogos do título vão ocorrer amanhã - sábado - às 18h. O projeto "À Bola com Elas' foi apadrinhado pelo Jornal do Centro, que moderou um debate logo após a derrota da Seleção Portuguesa frente a Marrocos, que ditou a eliminação lusa do Mundial de 2022.

Por Bianca Leão (estagiária ESEV/IPV)