Geral

26 de 05 de 2023, 13:26

Desporto

Andebol feminino: Academia de São Pedro do Sul quer desafiar a história na Maia

Sampedrenses defrontam Madeira SAD nas meias-finais da Taça de Portugal, procurando chegar ao jogo decisivo. Sonho de levantar o troféu está vivo e treinador da Academia promete uma equipa a lutar pela vitória

Fotógrafo: Facebook Academia de Andebol de São Pedro do Sul

Não é, certamente, surpresa que a equipa feminina da Academia de Andebol de São Pedro do Sul tenha atingido as meias-finais da Taça de Portugal. As sampedrenses enfrentam agora um momento decisivo, o Madeira SAD, ao tentar alcançar terras desconhecidas para o desporto em São Pedro do Sul: disputar a final da Taça de Portugal.

O Pavilhão Municipal da Maia será o palco da Final Four, no dia 27 de maio. Às 15h a Academia enfrenta o Madeira SAD, CA Leça e Benfica jogam às 17h30.

O treinador da Academia de Andebol de São Pedro do Sul, Carlos Pires, partilhou ao Jornal do Centro que o objetivo será sempre disputar as finais, batendo-se de igual para igual. “As nossas perspetivas são lutar por conquistar o nosso lugar na final e lutar pela vitória na Taça. Portanto, esse é o objetivo do grupo de trabalho”, declara.

“Durante o ano inteiro fomos sempre competitivos, quer com o Madeira, quer com o Benfica, tirando um jogo menos bem conseguido com o Madeira na meia final da Taça da Federação. Nós queremos trabalhar para que alguns erros que foram cometidos nesse jogo não venham ao de cima agora”, acrescenta. “Sentimos que temos capacidade para lutar por isso”, remata o técnico.

Com uma longa época, as atletas foram sofrendo, como é de esperar, algumas fases fisicamente mais complicadas. O trabalho feito até chegar ao fim de semana tem sido complexo.

“Neste momento, infelizmente, estamos a acusar uma série de toques e desgaste, que se foi acumulando ao longo da época. Por isso, é tentar recuperar as atletas para que possam estar em condições, no fim de semana, de dar um último esforço. Esperemos que seja em dose dupla, com jogo no sábado e domingo. O trabalho esta semana é, essencialmente, alguma questão tática e recuperação das atletas”, informa o treinador.

Apesar disso, mostra-se otimista e partilha que a Academia não pretende baixar os braços. “São os últimos campeões nacionais. O Benfica é bicampeão nacional este ano. O Madeira SAD tinha sido antes. Para nós, obviamente, esses fatores estão sempre em campo, mas, muitas vezes, não são aqueles que são decisivos”, afirma Carlos Pires.

O técnico deixou ainda um apelo a todos os sampedrenses, dizendo que a presença no Pavilhão Municipal da Maia “seria reconfortante para nós, e um prémio para as atletas, termos gente a apoiar”.

O treinador defende, ainda, que este é um episódio inédito e histórico. “Ao fim de contas, não é propriamente um momento que se repita sempre no desporto em São Pedro do Sul”, remata.

Ricardo Fonseca (estagiário ESEV/IPV)