Geral

30 de 03 de 2023, 17:07

Desporto

Andebol. "Será muito complicado escaparmos ao playoff", assume treinador do Académico

Na antevisão ao jogo com o Sporting, Rafael Ribeiro reconhece que os lugares de 'salvação' estão já longe e que o Académico quer ficar em zona de playoff. Depois restará lutar pela manutenção contra equipas da Segunda Divisão

Rafael Ribeiro Treinador de andebol do académico de viseu

Fotógrafo: Igor Ferreira

O Académico de Viseu recebe este sábado, 1 de abril, o Sporting. O Pavilhão Cidade de Viseu recebe o duelo entre academistas e leões a partir das três da tarde.

Frente ao Sporting, o treinador do Académico, Rafael Ribeiro, acredita que o jogo será parecido com o que os viseenses fizeram diante do FCPorto. "É um clube que está a apostar forte para ser novamente campeão nacional e a responsabilidade está no Sporting", explica.

O jogo, complementa o treinador, servirá também para "percebermos o patamar em que estamos as limitações que temos". Até porque, reconhece, o foco do Académico está nos jogos frente a equipas de semelhante valia. "[Depois do jogo com o Sporting] entramos numa fase crucial da época com confrontos diretos contra equipas que lutam pelos mesmos objetivos que nós", vinca.

À partida para este jogo contra os leões, o Académico está em lugar de playoff. Quer isto dizer que, caso agora terminasse o campeonato, os academistas teriam de lutar com equipas da Segunda Divisão pela manutenção na Primeira. Esse é, assume Rafael Ribeiro, o objetivo do Académico. Até porque, admite o técnico do Académico, fugir ao playoff será difícil.

"A primeira equipa fora do playoff de despromoção é o Gaia e já leva alguns pontos consideráveis. Ainda temos de jogar a Gaia e haverá confrontos diretos entre Gaia e Avanca, mas acho muito complicado escaparmos aos lugares de playoff. Espero estar enganado, mas diria que é preciso uma conjugação muito favorável de resultados. E não estou a ver isso a acontecer", reconhece.

No jogo deste sábado, o treinador academista espera ver um Pavilhão Cidade de Viseu composto e apela à presença dos adeptos.

O Sporting tem até este momento 52 pontos, fruto de 16 vitórias e dois empates. Os leões ainda não perderam qualquer jogo no campeonato.

Quanto ao Académico surge na 19ª jornada com 26 pontos somados, que resultam de quatro vitórias e 14 derrotas. Se houver empate, será mesmo a primeira vez que o conjunto academista cede uma igualdade nesta edição da Primeira Divisão de andebol.