Jorge Lopes

26 de 05 de 2022, 12:46

Desporto

António Albino: o homem que ‘salvou’ o Académico de Viseu

António Albino tinha assumido há mais de uma década e meia os destinos do clube academista, que recuperou a sua trajetória desportiva ao longo dos anos. Tinha como ambição levar o Académico à Primeira Liga

albino estádio rest in peace

Das distritais para a Segunda Liga. Foi este o percurso que o Académico de Viseu fez ao longo dos anos em que ‘renasceu’ das cinzas do antigo Clube Académico de Futebol. Esse trajeto foi acompanhado por António Albino, que morreu na última noite vítima de doença prolongada. Foi o presidente do emblema durante grande parte deste percurso.

Segundo um comunicado do clube e da SAD, António da Silva Albino morreu no Hospital de Viseu, onde estava internado há alguns dias. Tinha 76 anos. O Académico fala de “uma figura incontornável da região beirã e da cidade viseense” que, acrescenta, “sempre lutou para dignificar e honrar o clube do seu coração e a sua cidade”.

“Sacrifício, abnegação, altruísmo e honradez foram características que sempre pautaram a sua vida pessoal, profissional e desportiva”, referem a direção do clube e a administração da SAD sobre o homem que era sócio do Académico há mais de 50 anos.

António Albino tinha assumido há mais de uma década e meia os destinos do clube viseense, depois de ter sido um dos promotores do processo que permitiu ao Académico de Viseu 'renascer' após uma decisão que levou à extinção do antigo Clube Académico de Futebol em 2006.

No ano seguinte, o dirigente liderou o projeto de formação do novo clube. Um protocolo com um outro emblema de Viseu, o Grupo Desportivo de Farminhão, que militava na Primeira Divisão Distrital, permitiu o regresso à competição. Desde então, o Académico de Viseu Futebol Clube tem feito o seu caminho desportivo, culminando com a subida à Segunda Liga, onde está ininterruptamente desde a época 2013/2014.

António da Silva Albino era, segundo o site dos academistas, o sócio número 1 do emblema. No ano passado, o presidente do Académico tinha sido reeleito para um novo mandato à frente do clube.

Em 2019, António Albino derrotou nas urnas, com 66 por cento dos votos, a lista liderada por Toni Carvalho, apoiada pelo movimento “Juntos Pelo Académico”, nas eleições mais concorridas de sempre do clube e as primeiras com mais de uma lista candidata.

Numa entrevista dada ao Jornal do Centro nesse ano, António Albino disse que tem tentado “gerir o Académico da melhor maneira” que sabia e podia. “Sei o que fiz e o que quero para o Académico. Tenho a minha consciência tranquila. Nunca recebi nada, nenhuma remuneração, tenho trabalhado sempre em prol do Académico”, afirmou na altura, acrescentando que não abdicava do sonho de levar o Académico à Primeira Liga. Na época de 2017/2018, o clube esteve quase a realizar esse mesmo sonho.

Ao longo da sua trajetória enquanto presidente, passaram treinadores como Carlos Agostinho, Filipe Moreira, Ricardo Chéu, Manuel Cajuda, Sérgio Boris, Zé Gomes, Rui Borges, Pedro Duarte e Pedro Ribeiro, entre outros.

Foi também na presidência de António Albino que o Académico passou a contar com uma sociedade anónima desportiva (SAD). O processo teve várias fases que culminaram em agosto de 2021, com a venda de uma participação maioritária à empresa alemã Hobra. A operação foi concluída com António Albino, que era até então o principal acionista da SAD.

Também por causa da SAD, o presidente do Académico chegou a estar envolvido num processo judicial com o antigo diretor desportivo André Castro. Em fevereiro de 2020, o Tribunal da Relação de Coimbra deu razão à SAD academista e revogou a decisão da primeira instância, que havia aceite a providência cautelar interposta por André Castro, num processo sobre a titularidade das ações da sociedade.

Uma das últimas aparições em público aconteceu quando o Académico jogou as meias-finais da Taça de Portugal diante do FC Porto, a 4 de fevereiro de 2020. As cerimónias fúnebres de António Albino vão decorrer esta sexta-feira (dia 27), em São João de Lourosa.