Geral

26 de 09 de 2022, 15:04

Desporto

António Matos Almeida é campeão nacional de Saltos de Obstáculos

Cavaleiro natural de Tondela revalida título alcançado em 2015. Desde esse ano até agora tinha conseguido sempre ficar no pódio. O cavalo Oscar CG tem apenas oito anos, mas já brilhou em prova que, no desporto equestre, equivale à Primeira Liga de futebol.

antonio matos almeida cavaleiro

Fotógrafo: DR

O cavaleiro António Matos Almeida é campeão nacional de Saltos de Obstáculos. Ao Jornal do Centro, o cavaleiro diz-se "muito feliz" até porque, confessa, fez-se acompanhar de um cavalo muito jovem.

"Ser campeão é sempre bom, já o fui em 2015 e agora 2022 com um cavalo que adquiri há muito pouco tempo. Tenho-o há um mês e meio. Levei-o na expectativa... Os outros dois cavalos que tenho mais capazes, estavam um pouco cansados depois de saltar na Polónia. Então, este cavalo é jovem, tem apenas oito anos e os cavalos só chegam à idade adulta aos oito anos e não é tão experiente. A verdade é que se mostrou bastante à altura e saiu campeão", assinala.

O cavalo a que António Matos Almeida se refere chama-se Óscar CG. De obstáculo em obstáculo, o cavaleiro foi o menos penalizado e acabou por triunfar na prova que decorreu em Cascais . É que o campeonato, que equivale à Primeira Liga no futebol, neste caso é ganho por quem menos pontos tiver. "Os cavaleiros fazem duas vezes o mesmo percurso e a ideia é chegar com menos pontos. Um derrube vale quatro pontos, quem tiver menos, sagra-se campeão. Este ano coube-me a mim, o ano passado fui vice-campeão", recorda o cavaleiro.

"Ao contrário do que acontece com o futebol em que o campeão resulta de um somatório de pontos, aqui, não. São quatro dias de competição, com um de intervalo: quinta, sexta, descansámos os cavalos no sábado e a final no domingo. Os cavaleiros inscritos têm de ser de categoria A. Durante os primeiros dias vão-se apurando para a final", descreve.

Desde 2015, ano em que foi campeão nacional de Saltos de Obstáculos, não tem saído do pódio. "Já fui duas vezes medalha de ouro, duas de prata e quatro de bronze", enumera. Conquistado o título, o olhar já está em novas provas para tentar conquistar. "Dentro de 15 dias, há prova em Marrocos, uma Taça das Nações a representar Portugal. Logo a seguir [prova em] Espanha e depois Portugal, outra vez", elenca. "Parando, perdemos o comboio", frisa.

Para essas provas, António Matos Almeida vai optar por não correr com o cavalo que o ajudou a ser campeão nacional. "Tudo levava a crer que ele não estava preparado. Não sei se foi sorte de principiante em relação ao cavalo, mas a verdade é que ele esteve bastante à altura e comportou-se bastante bem. Foi precoce, vou deixá-lo descansar durante uns tempos. A minha expectativa para ele é no próximo ano, quando ele fizer nove anos. Conto que, nessa altura, seja o cavalo mais capaz que vou ter", afirma.