Carlos Eduardo

25 de 05 de 2023, 11:33

Desporto

Árbitras de Viseu em destaque na final da Taça de futebol feminino

Catarina Campos vai ser VAR no jogo entre Sporting de Braga e Famalicão. Sandrine Santos, também natural de Viseu, foi nomeada árbitra assistente do jogo decisivo que vai acontecer no Estádio do Jamor, este sábado, 27 de maio

catarina campos sandrine santos

Fotógrafo: Facebook Associação de Futebol de Lisboa/Associação de Futebol de Viseu

O duelo é entre equipas do Minho, mas a verdade é que duas das figuras principais do jogo entre Braga e Famalicão, nasceram no distrito de Viseu.

Catarina Campos foi nomeada para a função de vídeo-arbitra na final da Taça de Portugal de futebol feminino e Sandrine Santos foi 'convocada' para árbitra assistente. No caso de Sandrine Santos, a árbitra faz parte dos quadros da Associação de Futebol de Viseu.

Catarina Campos ficou na história do futebol por ter mostrado pela primeira vez um cartão branco num jogo de futebol profissional. Tudo aconteceu no dérbi entre Benfica e Sporting, a contar para a Taça de Portugal de futebol feminino, no dia 21 de janeiro deste ano, no Estádio da Luz.

Com mais de 15 mil adeptos nas bancadas, Catarina Campos decidiu prestar tributo às equipas médicas do Benfica e do Sporting por terem prestado assistência a um adepto que se sentiu mal perto do intervalo. O Estádio aplaudiu a atitude da juiz que acabaria por entrar na história do desporto.

O cartão branco foi introduzido em 2018 pela Federação Portuguesa de Futebol e pretende reconhecer comportamentos de fair play. É ao árbitro - ou à árbitra - que cabe reconhecer o gesto. O cartão pode ser mostrado a treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. Foi em 2015 que o Instituto Português do Desporto e Juventude lançou esta iniciativa. O futebol adotou-a anos mais tarde.

Catarina Campos tem 37 anos e é árbitra de Primeira Categoria Nacional, filiada na Associação de Futebol de Lisboa. Recebeu, também, as insígnias FIFA, tendo o estatuto de árbitra internacional.

O Estádio Nacional recebe o jogo decisivo que coloca frente a frente Sporting de Braga e Famalicão. As bracarenses eliminaram nas meias-finais a equipa do Racing Power FC. Quanto às famalicenses deixaram pelo caminho o Benfica.