Geral

24 de 09 de 2022, 16:28

Desporto

Basquetebol “separa-se” da Associação de Gumirães e abre novo clube

Apresentação da coletividade dedicada em exclusivo à modalidade está marcada para o dia 1 de outubro

basquetebol tabela viseu

Nasceu em Viseu um novo clube dedicado exclusivamente à modalidade de basquetebol. A equipa, anteriormente associada à Associação Social Cultural e Recreativa de Gumirães, fundou, em junho deste ano, um clube autónomo, o Clube Desportivo Gumirães Basket. Depois de vários títulos conquistados no passado, a coletividade “pretende posicionar-se como uma referência numa modalidade, ainda, com pouca tradição e relevo na região” viseense.

O clube conta atualmente com 150 atletas femininos e masculinos, dos quatro aos 18 anos, e com uma equipa de jovens e treinadores com larga experiência em todos os escalões de formação. O corpo técnico já participou em diferentes torneios e campeonatos oficializados pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FBP) e Associação de Basquetebol de Viseu (ABV).

“Alguns dos seus jogadores têm no seu palmarés, inúmeros títulos de campeões regionais, apuramento para Campeonatos e Taças Nacionais e presença assídua e contínua nas convocatórias da Seleção Regional e Nacional”, realça em comunicado o Clube Desportivo Gumirães Basket.

Na mesma nota enviada à imprensa, Nuno Silva, vice-presidente para a área desportiva, diz que “o objetivo do clube para a próxima época é chegar aos 200 atletas, aumentar o número de atletas femininas e criar a base para uma equipa sénior universitária”.

É também ambição da direção participar nos diferentes torneios e campeonatos oficializados pela FPB e pela ABV.

O clube diz ainda estar “completamente alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda da ONU 2030, nomeadamente, a “promoção da Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das Desigualdades e Ação Contra a Mudança Global do Clima”.

A presidente da coletividade, Cláudia Seabra, salienta que o “Gumirães Basket trabalha para fomentar a promoção da prática desportiva, promovendo hábitos de vida saudável, nas crianças e jovens, respeitando o atleta em todas as etapas de crescimento pessoal, físico, técnico, académico, social e emocional, para que evolua da forma mais correta e completa”.

“Não seremos apenas um clube com objetivos desportivos, mas sim um projeto com objetivos sociais, culturais e educacionais”, acrescenta a dirigente.

O Gumirães Basket vai fazer a sua apresentação oficial no próximo dia 1 de outubro, no Pavilhão do Instituto Politécnico de Viseu.