Geral

31 de 03 de 2023, 11:29

Desporto

Campeonato de Portugal: Mortágua inicia domingo a 'missão manutenção' e tem três batalhas pela frente

Sintrense é o primeiro obstáculo rumo à manutenção no Campeonato de Portugal. Distrito já perdeu dois clubes na prova e Mortágua tenta evitar queda aos distritais

mortágua

Fotógrafo: DR

O Mortágua joga este domingo em casa a primeira de três finais pela manutenção no Campeonato de Portugal. O clube do sul do distrito de Viseu procura resistir à descida à Divisão de Honra, situação já confirmada para Resende e Castro Daire, noutra série.

A equipa de Mortágua está na série C atualmente abaixo da linha de água, mas com apenas um ponto de diferença para o primeiro clube a salvo. É, por isso, uma missão possível até porque há confronto direto ainda com o Coruchense, a primeira equipa fora da linha vermelha.

A primeira final tem como adversário o Sintrense, clube que o Mortágua derrotou na primeira volta. Na antevisão a este jogo, Rui Gomes, treinador do Mortágua fala de um opositor "com muita capacidade técnica" e "uma equipa que joga um futebol muito apoiado".

"Vamos tentar pressionar bem. Temos o exemplo da primeira volta em que ganhámos em Sintra por 4-2 e a forma como defendemos foi essencial", recorda.

O treinador dos mortaguenses diz acreditar que "o Mortágua tem mais qualidade do que aquilo que a tabela classificativa mostra". "Temos tido uma fase atípica. Em três jogos estivemos a ganhar por três golos e deixámo-nos empatar sofrendo golo no último lance do jogo ou perto disso. Só aqui são seis pontos que não conseguimos segurar. Se os jogos acabassem aos 85 minutos...", atira Rui Gomes.

O técnico assegura que apesar de o Mortágua ter começado "muito bem" o campeonato, "com bons resultados", "o nível do jogo não tem diminuído".

A este propósito, Rui Gomes deixa também a certeza de não sentir qualquer tensão ou nervosismo no plantel pelo facto de estarem em situação delicada quando o campeonato se aproxima do final.

"Os jogadores tem-se aplicado muito e têm feito no campo aquilo que a equipa técnica pede. É uma questão de pormenor, de termos um bocadinho mais de felicidade e, nas nossas oportunidades, continuarmos a marcar. Temos tido um bom aproveitamento nos golos marcados, temos de melhorar nos golos sofridos", sublinha.

Olhando para o final da Série C do Campeonato de Portugal estão a faltar três jogos. Há, então, nove pontos em jogo. O Mortágua tem um de desvantagem para a zona de salvação e tem cinco pontos a mais relativamente ao clube que nesta altura está atrás. Para esta reta final, Rui Gomes recorda que "dependemos só de nós" e "temos de fazer a nossa parte".