Rafael Santos

18 de 05 de 2021, 11:19

Desporto

CD Tondela está de olhos postos no melhor registo de sempre na Primeira Liga

Caso conquiste os três pontos frente ao Paços de Ferreira, a equipa beirã alcança a melhor classificação de sempre na Primeira Liga

CD Tondela

No arranque da última jornada do campeonato, o Tondela procura, hoje (18 de maio), terminar a época no 11º lugar, no encontro frente ao Paços de Ferreira.

A equipa beirã, 12º classificada, conta com 36 pontos, podendo subir um lugar na tabela, ocupado pelo Gil Vicente. Para isso, os auriverdes terão que vencer o jogo frente ao Paços de Ferreira (que já tem o quinto lugar assegurado) e esperar que, amanhã (19 de maio), o Gil Vicente saia derrotado na receção ao Boavista. Ambas as equipas ficam com 39 pontos, sendo que o Tondela tem vantagem nos confrontos diretos.

O clube beirão pode ainda conseguir o melhor registo pontual na Primeira Liga. Caso vença o jogo de hoje, consegue a melhor classificação de sempre, ao somar 39 pontos. Até à data, a melhor temporada aconteceu em 2017/18, onde a equipa conquistou 38 pontos e acabou no 11º lugar.

Na época 2020/21, o Tondela marcou um total de 34 golos, sendo que 16 foram marcados em casa e 18 fora, e conta com 54 golos sofridos.

Mario González é o melhor marcador dos auriverdes com 15 golos, ocupando o lugar de terceiro melhor marcador, partilhado com Taremi, jogador do Futebol Clube do Porto. O espanhol bateu o recorde de golos na equipa principal, que pertencia a Nathan Júnior, com 13 golos marcados na época 2014/15.

A equipa treinada por Pako Ayestarán alcançou 10 vitórias ao longo do campeonato e é a sexta melhor equipa a jogar em casa, ao somar oito vitórias no Estádio João Cardoso. Conta também com seis empates e 17 derrotas ao longo da temporada.

O Tondela termina a época 2020/21 frente ao Paços de Ferreira e segue para a sétima temporada na Primeira Liga de futebol.