Person in a gray sweater makes ASL signs toward the camera, with both hands visible in the frame.
*
Soccer team in green-and-white striped jerseys lined up on a field with dogs on leashes in front of them.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Desporto » CP: Resende com presença inédita, Mortágua de volta, Castro Daire é um repetente

CP: Resende com presença inédita, Mortágua de volta, Castro Daire é um repetente

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
17.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
17.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub

Começam este domingo as tardes de muito futebol para os apaixonados pelo “desporto-rei”. No caso do Campeonato de Portugal, volta a emoção. O distrito tem mais uma equipa em relação à época passada.

Além do Castro Daire, que é um repetente nestas andanças, subiram Mortágua e Resende. Este último veio substituir o Ferreira de Aves que acabou despromovido por não cumprir os requisitos necessários para se manter nas competições nacionais – em causa a certificação que a Federação Portuguesa de Futebol exige aos clubes no que aos escalões de formação diz respeito.

Recuando no tempo, o Castro Daire, que vai para a quarta época consecutiva a jogar o Campeonato de Portugal, começou com uma vitória a última participação. Foi a 29 de agosto de 2021 quando a equipa liderada por Vasco Almeida, foi a Gouveia ganhar por duas bolas a uma. O cenário começou por complicar-se, mas o Castro Daire deu a volta ao marcador e acabou a ganhar por duas bolas a uma: marcaram Diogo Braz e Marcel Ribeiro. Ambos os atletas continuam a vestir as cores do Castro Daire nesta nova época.

O clube castrense trouxe para o plantel três jogadores experientes: Tomé Mendes, João Pica e Diogo Santos incluem-se num plantel com jogadores mais novos, entre eles Cheikh Niang e Miguel Sena, que chegam para reforçar o ataque. Da temporada passada para esta, o Castro Daire viu sair vários jogadores. Entre os que não contam para Vasco Almeida estão nomes Elísio, Ruca, Pedro Vieira, André Raymond, Tiago Veiga, Luís Paiva ou Edu Leal.

O Castro Daire cumpre este domingo, diante do Machico o primeiro jogo oficial da época. O particular que realizou e que serviu para a apresentação aos sócios foi perdido contra o Pevidém por uma bola a zero. A equipa ficou isenta da primeira eliminatória da Taça, ao contrário do que aconteceu a Mortágua e Resende, e fará, desta forma, na Madeira o primeiro jogo “a doer”.

O Mortágua começou mal esta época. A equipa treinada por Rui Gomes foi goleada em São João de Ver por 7-1. O clube que passou vários meses sem perder no futebol distrital, que se sagrou campeão distrital e vencedor da Taça Sócios de Mérito, perdeu de forma clara a primeira eliminatória da Taça de Portugal. O treinador do Mortágua quererá fazer esquecer o mais rapidamente possível a estreia na prova rainha. E o jogo com o Loures está a ser encarado como tal. Nunca os dois clubes se defrontaram.

Na última presença no Campeonato de Portugal, a equipa do sul do distrito empatou fora de casa, na Sertã, diante do Sertanense a um golo. Foi a 20 de setembro de 2020 e era Paulo Machado o treinador do Mortágua. O clube acabaria por descer aos distritais onde esteve um ano até garantir nova subida ao Campeonato de Portugal.

Para o Resende é uma autêntica estreia. O clube treinado por Paulo Amor, que acabou em segundo lugar a fase de campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu da época passada, acabou por ocupar a vaga deixada pelo Ferreira de Aves, que desceu “na secretaria”, depois de ter, em campo, assegurado a manutenção. O Resende avança agora para esta inédita presença.

E para este “jogo especial” quis a história, o destino ou o acaso que o adversário fosse exatamente a mesma equipa que o Resende derrotou há uma semana na primeira eliminatória da Taça de Portugal. A equipa do norte do distrito foi a Leça da Palmeira derrotar o Leça durante o prolongamento (1-2) e avançou, assim, na prova rainha. Agora, o jogo é em Resende. O clube espera ter o fator casa a favor para entrar com o pé direito numa série B que, para muitos, é a mais competitiva deste campeonato.

O jogo de apresentação aos sócios, contra o Vila Real, sorriu ao Resende que viu sair jogadores como Marco Duarte, Mariano Varela ou Edmilson. Alguns nomes saíram, mas o Resende conseguiu renovar, entre outros, com o avançado Lourenço que fez 23 golos em 29 jogos na época passada.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar