Ana Fernandes

15 de 04 de 2021, 16:17

Desporto

Desporto volta a desconfinar a 19 de abril

Autorizada a prática das modalidades de médio risco como futebol, futsal e andebol

Futsal equipa gra bertanha

A partir da próxima segunda-feira (19 de abril) começa a segunda fase do plano de desconfinamento no desporto, que inclui a retoma das modalidades consideradas de médio risco.

A prática destas atividades desportivas origina diferentes riscos, devido ao número de praticantes e às características das mesmas. De acordo com o risco de transmissão e de exposição, a Direção-Geral de Saúde (DGS) classificou as modalidades em alto, médio e baixo risco.

“Equiparam-se a modalidades de médio risco todos os contextos de treino e competição que não permitam, nomeadamente, o distanciamento entre praticantes, ainda que não impliquem contacto face-a-face”, pode ler-se no documento divulgado pela DGS onde constam as normas sobre o desporto e competições desportivas.

As modalidades classificadas como médio risco são: o andebol (em todas as variantes), aquatlo, basquetebol, corfebol, futebol (incluindo o de praia), futsal, hóquei em patins, Hóquei em linha, Hóquei subaquático, polo aquático, râguebi subaquático, rugby em cadeira de rodas e voleibol.

A retoma será efetuada de forma faseada, em contexto de treino e em contexto competitivo.
No que diz respeito à região de Viseu, o futebol, futsal e andebol iniciam o período de preparação até ao fim de semana de 8 e 9 de maio, data prevista para o regresso das competições. Quanto ao basquetebol, hóquei em patins e voleibol, ainda não há uma data prevista para a retoma dos campeonatos.

Outra das normas anunciadas centra-se na realização de testes, onde “é obrigatória a apresentação de um resultado negativo num teste laboratorial para a SARS-CoV-2, realizado nos termos da Norma 019/2020 da DGS [PCR ou antigénio] até 72 horas antes do início das atividades, por parte de todos os praticantes de escalões de formação de modalidades desportivas de médio e alto risco”, lê-se no documento.

Para além da testagem obrigatória, a DGS recomenda “que os clubes e as federações promovam a realização de testes laboratoriais para SARS-CoV2 aos praticantes das modalidades desportivas, de acordo com as categorias de risco das diferentes modalidades, disciplinas ou vertentes das modalidades desportivas e da situação epidemiológica a nível regional e local", pode ler-se em comunicado.

Em localidades com menos de 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, não será necessário realizar testes para os treinos. Em contexto de competição, a DGS assinala a realização de testes rápidos, de forma aleatória, a metade dos atletas, da equipa técnica e dos árbitros no dia da competição.

No caso das localidades com mais de 120 casos por 100.000 habitantes, é também indicada a realização de testes rápidos no dia da competição, mas envolvendo todas as pessoas presentes. Em contexto de treino, a DGS defende a realização de testes rápidos e aleatórios a metade dos atletas e da equipa técnica.

As modalidades de médio risco vão assim regressar, na próxima segunda-feira, com os pressupostos acima mencionados, até novas recomendações por parte do Governo.