Carlos Eduardo

21 de 06 de 2022, 11:44

Desporto

Ferreira de Aves excluído do Campeonato de Portugal. "Estamos frustrados", admite treinador

Decisão da Federação Portuguesa de Futebol de excluir o clube do Campeonato de Portugal da próxima época não apanhou de surpresa ninguém em Ferreira de Aves. Para o futuro, o presidente do clube promete mais escalões de formação. Treinador lamenta descida aos distritais e enaltece que clube conseguiu a manutenção em campo.

Ferreira de Aves

Fotógrafo: CR Ferreira de Aves

O Ferreira de Aves foi excluído do Campeonato de Portugal. O clube vai no próximo ano jogar a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. A decisão foi conhecida esta segunda-feira, ao final da tarde. De acordo com a decisão da Federação Portuguesa de Futebol, o Ferreira de Aves acabou por não cumprir os requisitos enquanto entidade formadora.

O presidente do clube, Luís Santiago, garante que o Ferreira de Aves tudo fez para evitar esta situação. "Infelizmente era um desfecho que já estava anunciado e que já tínhamos previsto há já algum tempo. Como presidente do clube e da instituição, obviamente temos que respeitar o regulamento e as entidades competentes. No período certo apresentámos os nossos pontos de vista e argumentos que não tiveram providência. Como tal, resta-nos respeitar as decisões", refere o presidente em declarações ao Jornal do Centro.

"É um compromisso nosso alargar o leque de equipas no futebol de formação. A época passada tínhamos duas equipas: sub-11 e sub-13. Na próxima época queremos ter traquinas e petizes e iniciados. Com isso garantimos os escalões de formação obrigatórios. Há todo um resto de trabalho a ser feito ao longo do ano para que tenhamos os elementos necessários quando submetermos a candidatura", diz Luís Santiago, projetando já o futuro.

O líder do clube acrescenta que "como habitante da freguesia de Ferreira de Aves e adepto de futebol fica um sentimento de alguma injustiça e impotência perante estas situações porque somos um clube cumpridor, que não apresenta dívidas e cumpre as suas obrigações". Luís Santiago entende que pôr o Ferreira de Aves "no mesmo nível de exigência de outros clubes de grandes cidades e vilas, com outros recursos, torna-se um pouco injusto e desvirtua aquilo que é a igualdade de oportunidades entre os vários clubes".

Também o treinador do Ferreira de Aves já reagiu à exclusão do clube do Campeonato de Portugal. Ricardo Duarte lamenta a decisão. "É um sentimento de frustração para toda a equipa técnica e jogadores. Saliento que o Ferreira de Aves conseguiu a manutenção dentro do campo. Depois são coisas que nos ultrapassam a nós, equipa técnica. Foi um excelente trabalho dos jogadores. Não pode cair por terra o grande feito que o Ferreira de Aves fez no Campeonato de Portugal", remata o técnico.

Preferindo olhar para o que se passa dentro do campo, Ricardo Duarte deixa a garantia de que o clube vai empenhar-se para voltar a subir ao Campeonato de Portugal. "Vamos trabalhar para a Divisão de Honra e preparar o plantel nesse sentido. Temos de aceitar, deitar para trás das costas a decisão e trabalhar para o Ferreira de Aves voltar, o mais cedo possível, ao Campeonato de Portugal: o clube e as pessoas merecem", assinala Ricardo Duarte. O treinador aproveitou para confirmar que fica à frente do Ferreira de Aves por mais um ano.