Rafael Santos

30 de 07 de 2021, 15:55

Desporto

Futebol: Centenas de jovens em "curso intensivo de verão" no estádio do Lusitano

Iniciativa foi levada a cabo pela Individual Football Training

IFT

Fotógrafo: Igor Ferreira

Decorreu ao longo desta semana o primeiro curso intensivo de verão da Individual Football Training (IFT), em Viseu. Os treinos realizam-se no Estádio dos Trambelos, a casa do Lusitano de Vildemoinhos.

Calico, capitão do clube trambelo e um dos treinadores da IFT, explica que são “uma empresa especializada na técnica individual de futebol”, onde trabalham “aspetos que achamos que eles têm carência ou que eles nos digam que têm carência”.

Nesta atividade, a IFT trabalha com jogadores “de todas as idades a partir dos seis anos, até ao futebol profissional”. Em Viseu, os treinos contaram com atletas vindos de vários pontos de Portugal, como é o caso da ilha “da Madeira, de Aveiro e do Porto”.

“Nós estamos dissociados de qualquer tipo de clubes. Por acaso, a nossa sede é no Estádio dos Trambelos, porque foi esse campo que nós decidimos montar como sede, como podia ser outro campo qualquer”, explica.

No que diz respeito à maneira como se procederam os treinos, Calico explica que o dia era dividido em duas fases. Na parte da manhã, o responsável conta que era, sobretudo, “a parte de treino aquisitivo”, em que treinavam diversas situações, como “mudança de direção, drible, jogo aéreo”.

A parte da tarde era reservada ao desenvolvimento de competências “em contexto de jogo”, onde os atletas tinham a oportunidade de pôr em prática o que aprendiam durante a manhã de treino mais individualizado.

A segurança dos atletas foi uma preocupação para a realização deste evento. Calico diz que “sabendo que Viseu estava em risco muito elevado, no primeiro dia, todos os atletas fizeram o teste antigénio”.

Para além do teste à Covid-19, todos os atletas tinham se “seguir todas as regras normais que já fazem parte do nosso quotidiano”. Mesmo em tempo de pandemia, Calico considera que “a adesão foi muito satisfatória para esta primeira vez em Viseu”.

Para além do capitão do Lusitano de Vildemoinhos, o curso foi também orientado por João Gouveia, outro dos treinadores da IFT.