Ana Fernandes

14 de 04 de 2021, 17:20

Desporto

Futsal: no regresso, modelos competitivos são uma preocupação

Dário Figueiredo, treinador do Gigantes de Mangualde e, Rui Almeida, do ABC Nelas, projetam o regresso aos treinos previsto para 19 de abril

Bola de futsal

O futsal é uma das modalidades que regressa na segunda fase do plano de desconfinamento no desporto, com início previsto para segunda-feira (19 de abril).

Em entrevista ao Jornal do Centro, Dário Figueiredo, treinador do Gigantes de Mangualde, admite que prepararam a retoma da forma possível para que não seja “um choque para os atletas”.
O técnico refere que além dos exercícios via zoom (plataforma online) no período de confinamento geral, tem vindo a treinar individualmente, ao ar livre, com quatro jogadores de cada vez para preparar “o que aí vem e dia 19 ser mais fácil”.

O treinador do Gigantes de Mangualde declara que a grande preparação da equipa centra-se nos moldes competitivos em que vão terminar a época, de acordo com os novos quadros impostos pela Associação de Futebol de Viseu. “Acho que é muito injusto aquilo que à partida nos vai acontecer”, confessa.

Rui Almeida, treinador do ABC Nelas, refere que o regresso foi pouco preparado. “O normal é que eles venham enferrujados, mas certamente a cabeça há-de conseguir resolver alguns problemas que o corpo não consiga, nesta primeira fase”, assinala.

O técnico realça que a equipa tem tempo para fazer “uma nova pré-época e conseguir chegar no pleno das capacidades quando a competição começar”. Durante as próximas semanas, pretende que os atletas se voltem a ambientar, de modo a iniciar a preparação para os restantes jogos.

Relembrar que o Gigantes de Mangualde tem um jogo em atraso, da primeira fase, frente ao Saavedra Guedes, marcado para 16 de maio. De seguida, vão realizar apenas três jornadas para o apuramento da manutenção ou descida.

O ABC Nelas é líder do campeonato da Segunda Divisão de futsal, na série D, com 22 pontos. Já o Gigantes de Mangualde está no penúltimo lugar da tabela com 3.