Geral

22 de 08 de 2022, 18:47

Desporto

Futsal: Viseu 2001 arranca nova época com ‘ambição e entusiasmo’

Primeiro treino aconteceu esta segunda-feira. Fase de subida é ‘primeiro objetivo’

Treino Viseu2001

Fotógrafo: Igor Ferreira

O Viseu 2001 deu hoje (22 de agosto) o pontapé de saída para mais uma época desportiva. A formação viseense cumpriu o primeiro treino da temporada e falou aos jornalistas sobre os objetivos neste regresso à Segunda Divisão de futsal.

Atingir a fase de subida à Primeira é “o primeiro objetivo”, garantiu Paulo Lopes, diretor para o futsal. “Ambição e entusiasmo” são as palavras de ordem para uma temporada que se espera ser feita “passo a passo”.

O clube, que será agora orientado por Rafael Outeiro, esteve nas últimas quatro épocas na principal competição nacional da modalidade, tendo sido despromovido na época transata.

“Os objetivos do Viseu 2001 passam por atingir a fase da subida à Primeira Divisão. Estamos com ambição e entusiasmo, temos que ter a humildade de reconhecer que depois de quatro anos na Primeira Divisão a nossa realidade é a Segunda Divisão, mas vamos fazer de tudo para honrar a cidade e os viseenses e lutar para passar à fase de subida. O trabalho será feito passo a passo, pois sabemos que outros clubes têm investimentos que nada tem a ver com o Viseu 2001, mas acredito muito na qualidade desta equipa técnica e jogadores”, assegurou Paulo Lopes.

O responsável falou ainda da constituição da equipa, destacando que o perfil do jogador dos viseenses é “jovem e ambicioso”. “Tivemos também a felicidade de ficar com alguns atletas que já estavam no ano passado e será dentro desse contexto que vamos trabalhar e foi assim que construímos a equipa, em consonância com a equipa técnica”, disse.

Paulo Lopes falou ainda do caso ainda por resolver do guarda-redes Júlio César e lembrou o “mercado atípico” que o clube teve, fazendo referência a alguns jogadores que estariam certos no Viseu 2001 mas que foram apresentados noutros clubes.

“Ainda temos uma questão que não está resolvida, tem a ver com o Júlio César que assumiu um compromisso e está inscrito na Federação pelo Viseu 2001, mas foi ‘raptado’ e está em Fafe e ainda não sabemos como vai ser. Foi um mercado atípico, houve jogadores que assumiram outros compromissos, há dois jogadores não contamos com eles pelo que fizeram, e será a justiça civil e desportiva a resolver, mas o Júlio César contamos com ele”, sustentou.

O Viseu 2001 parte para esta nova temporada com um orçamento de cerca de 140 mil euros, valores muito abaixo de vários clubes da mesma divisão, assegurou Paulo Lopes.

“O orçamento é naturalmente diferente dos outros anos, é na ordem dos 140 mil euros, mas há clubes a gastar 200 a 300 mil. Mas como dizia o Cruyff, sacos de dinheiro não ganham jogos”, concluiu.

Treinador Rafael Outeiro espera campeonato “muito competitivo”
Rafael Outeiro, que se estreia este ano como treinador principal do Viseu 2001, disse que pela frente terão um campeonato “muito competitivo”.

“Será uma divisão muito competitiva, pela forma como as equipas estão a apostar, com vários jogadores da Primeira. É um campeonato muito longo, são 10 meses, sabemos que vai ser desgastante em termos físicos e metais e, por isso, temos que trabalhar muito bem, por um lado a vertente física nesta primeira fase da pré-época e depois ir introduzindo aos poucos a capacidade psicológica para estejam o melhor possível em todos os jogos”, disse.

O técnico disse ainda que foi pedido pela direção que deem “o máximo para alcançar os objetivos propostos”. Já sobre o pedido da equipa técnica aos jogadores, Rafael Outeiro falou em “humildade e trabalho”.

“Tem que ser uma equipa que tenha a humildade de perceber que as outras equipas apostaram em valores orçamentais superiores, mas não quer dizer que na prática sejam melhores que nós. Humildade de estarem aptos a trabalhar e a esforçarem-se ao máximo. Saberem o valor que têm e transformar a vontade do primeiro dia para todo o campeonato”, disse.

Depois de duas épocas como adjunto de Paulo Fernandes, Rafael Outeiro assumo o papel de treinador principal, um convite que acabou por ser “natural”.

“O convite acabou por ser natural, nestes dois últimos anos trabalhei na equipa técnica dos seniores e para mim foi uma experiência muito gratificante, pela qualidade e experiência que o mister Paulo Fernandes tem e fui absorvendo isso, dentro e fora dos treinos. Aglomerei toda essa experiência com o conhecimento que eu fui adquirindo”, frisou.

O técnico disse ainda que as expectativas para este novo desafio são “boas”. “As expectativas são boas e quando se começa uma época a esperança é sempre renovada, temos é que continuar com otimismo, mesmo sabendo que haverá alturas em que o desgaste é maior. Nesta fase de pré-época costumo disse que é de lua de mel, onde todos gostamos uns dos outros, onde estamos ainda a descobrir, mas temos que transferir esta fase para toda a temporada, para que juntos consigamos alcançar os nossos objetivos”, concluiu.