Geral

07 de 12 de 2022, 12:53

Desporto

Natação/Académico: Joana Cardeal e André Moura triunfam no Nacional de clubes

Dois nadadores em destaque numa equipa que conseguiu manter-se em femininos e praticamente garantir a manutenção nos masculinos. Académico olha já para o Nacional de Juniores e Seniores no próximo fim de semana

natação académico de viseu

Fotógrafo: Académico de Viseu/Natação

Joana Cardeal e André Moura estiveram em destaque na equipa do Académico de Viseu no Nacional de Clubes de natação. Joana Cardeal venceu o ouro nos 200 Estilos com 2,19,62 s. Já André Moura triunfou nos 100 metros Bruços.

No Académico, o nadador João Teixeira conseguiu o melhor tempo nos 100 Livres e Nuno Sousa esteve nas provas de 50, 100 e 200 Costas. Beatriz Cardeal marcou presença nos 200 Mariposa tendo conseguido a melhor marca de sempre individual e do Académico: 2.16.47s.

A equipa academista participou com nadadores jovens e alguns fizeram mesmo a estreia no Nacional. Foram os casos de Guilherme Sousa, Martim Lavajo, João Vitória e Lara Fonseca.

O Académico conseguiu a manutenção em femininos, quanto ao masculinos deverá também ter conseguido tal feito. Os nadadores academistas ficaram em 21ª lugar num total de 27 equipas e habitualmente descem quatro clubes. No entanto, aguarda-se ainda uma decisão final porque pode haver mais equipas a descer. Participaram quase 500 nadadores num total de 54 equipas.

Já este fim de semana, a equipa de natação do Académico marca presença no Nacional de Juniores e Seniores que será "nadado" em Leiria em regime de eliminatórias e finais. Até ao final do ano está também garantida a participação do clube viseense no Zonal de Juvenis Norte, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro.