Carlos Eduardo

26 de 05 de 2022, 14:55

Desporto

Óbito/António Albino. Filipe Moreira curva-se "perante duas décadas ao serviço de uma causa"

O treinador que levou o Académico à Segunda Liga diz que nunca mais vai esquecer o convite que Albino lhe fez para treinar a equipa viseense.

filipe moreira

Fotógrafo: Global Imagens

O presidente do Académico, António Albino, morreu esta quinta-feira. Foi há nove anos que Filipe Moreira passou pelo Académico de Viseu. O treinador foi quem levou o clube à Segunda Liga. Na hora do adeus ao presidente academista, Filipe Moreira assegura que o responsável pela entrada do Académico nos campeonatos profissionais partiu hoje aos 76 anos. "Há coisas que nunca podem ser pagas. O facto de o presidente Albino me ter convidado para treinar o Académico de Viseu é algo que eu guardarei com enorme respeito e agradecimento. Pensou em mim para tentar levar o Académico, naquele ano, à subida de Divisão. Essa subida tem o cunho do presidente. Foi ele o obreiro de tantas ideias e uma delas foi ter pensado em mim", recorda o treinador.

E no dia em que o clube viseense fica de luto pela partida do presidente, Filipe Moreira entende que o percurso de António Albino à frente do Académico foi como o abraçar de uma causa. "Ele foi o homem que fez com que o Académico se erguesse de novo. Esse legado é muito forte. A história fica para sempre. Todos temos de respeitar, para sempre, o valor deste senhor. Toda a gente sentia o grande amor que tinha pelo Académico de Viseu e foram duas décadas ao serviço de uma causa. Curvo-me perante a grande obra que deixou no Académico", assinala Filipe Moreira.

O presidente do Académico de Viseu morreu no Hospital de São Teotónio, vítima de doença prolongada. Tinha 76 anos. As cerimónias fúnebres decorrem esta sexta-feira à tarde, em São João de Lourosa.