Carlos Eduardo

26 de 05 de 2022, 17:20

Desporto

Óbito/António Albino: "Deu-me a mão quando ninguém me conhecia", assinala Rui Borges

No dia do desaparecimento de António Albino, o antigo treinador do Académico de Viseu, Rui Borges, recorda o convite feito pelo presidente do clube para vir treinar para o Fontelo. O técnico diz que vai sempre lembrar um "homem simples e humilde".

rui borges

Fotógrafo: Igor Ferreira

Sucedem-se as reações à morte de António Albino, presidente do Académico de Viseu, aos 76 anos. O Jornal do Centro ouviu Rui Borges que orientou o clube viseense durante uma época e meia (2018/2019 e 2019/2020), levando a equipa a umas históricas meias-finais da Taça de Portugal.

O treinador garante nunca mais esquecer a oportunidade que António Albino lhe deu: largar o futebol dito amador, para abraçar um desafio num clube profissional. "Foi quem fez crescer o clube e o estabilizou nos campeonatos profissionais. Vou guardá-lo sempre como uma pessoa humilde e simples, naquilo que dizia e pensava. Era também amigo do amigo. Da minha parte [recebi a notícia] com muita tristeza e jamais me esquecerei dele. Abriu-me a porta e deu-me a mão quando ninguém me conhecia. Levou-me para os campeonatos profissionais, ajudou-me a crescer enquanto treinador neste meu início de carreira. Jamais vou esquecê-lo e vou estar-lhe eternamente grato pela oportunidade que me deu", assinala Rui Borges.

Sobre António Albino, o técnico diz que o recorda como alguém que amava o Académico. "Ele cresceu pelo trabalho, pela humildade e pela simplicidade. Era um homem que pensava sempre à frente com um amor incondicional pelo clube. E isso nós sentíamos enquanto trabalhadores do Académico. Tornou o Académico naquilo que é hoje, um clube que toda a gente respeita", refere Rui Borges.

O técnico reagiu à morte de António Albino. O presidente do Académico de Viseu faleceu esta quinta-feira, aos 76 anos.