Geral

08 de 01 de 2023, 15:30

Diário

Oliveira de Frades: Começam esta segunda-feira as aulas na Universidade Sénior

Inauguração oficial decorreu este sábado. Atividades letivas e lúdicas decorrem até ao verão. Presidente da Câmara espera que este seja o ano zero do projeto. Seniores terão 10 disciplinas e estão previstas visitas de estudo

abertura universidade senior Oliveira de Frades

Está oficialmente aberta a Universidade Sénior de Oliveira de Frades. Um projeto que o presidente da autarquia, João Valério, reconhece que já devia estar ativo há algum tempo no concelho "Se existem em concelhos ao lado, porque não em Oliveira de Frades? Esse foi o nosso sentimento. Criámos este projeto para a nossa comunidade ocupar o tempo livre de uma forma mais saudável e positiva. Promover o reencontro das várias pessoas e freguesias, o que nem sempre acontece", vincou.

No arranque da Universidade Sénior, o presidente da Câmara de Oliveira de Frades referiu que no concelho "falta-nos um bocadinho de identidade". "Quem é de Arcozelo, circula mais em Arcozelo, quem é de Arca e Varzielas raramente vem às restantes freguesias e, portanto, é bom termos um ponto de contacto em que as pessoas se vão reencontrando".

O autarca lembra que também está em causa "lado académico e científico", já que, assinalou, "nunca é tarde para aprendermos e sabermos mais". "Não tenho a pretensão que as pessoas venham aqui aprender. Com esta idade as pessoas já têm experiência de vida para saberem o que querem e o percurso de vida que tiveram. Vêm aqui trocar experiências que penso que é o mais importante", explicou.

João Valério disse que este será o "ano zero" do projeto e que os próximos tempos podem servir para "aprendermos todos como poderá funcionar, no futuro, a universidade sénior". Nesta primeira fase, as aulas vão decorrer na Biblioteca municipal. "O que estava previsto era que a Universidade Sénior se pudesse instalar junto à Igreja de São Pelágio, na antiga estação da linha de ferro. Temos uma candidatura para requalificar aquele espaço. Penso ser bom, porque tem espaço exterior para atividades físicas ao ar livre e convívio, várias salas. Vai ficar junto à ciclovia. É um espaço central e recatado. A candidatura está atrasada e as obras também. Até lá, vamos fazer as aulas na biblioteca e pontualmente na antiga escola primária e, sempre que necessário, também no museu", detalhou o autarca.

Os idosos vão ter aulas de várias disciplinas. No total serão 10 as áreas do saber: Património Lafonense, Inglês, Informática, A Terra e a Vida, Promoção da Saúde, Cidadania, Música, História e Cultura, Português e Literatura e Culinária. As aulas começam já esta segunda-feira, dia 9 de janeiro.

O bibliotecário municipal, Manuel Tojal, que dará também algumas das matérias do plano curricular referiu que o essencial é "ocupar o tempo de uma forma pedagógica, interessante e ao mesmo tempo conviver uns com os outros". O responsável disse também que na mente está a possibilidade de existirem visitas de estudo.

A esse propósito, o presidente da Câmara referiu que "uma coisa que noto é que as pessoas não circulam muito no concelho". João Valério revelou que alguns dos lugares a visitar pelos seniores serão monumentos e pontos de passagem de Oliveira de Frades.