Carlos Eduardo

25 de 11 de 2021, 19:14

Desporto

Quem é Osorio, o jogador que está por trás das buscas ao Tondela

Atleta passou pelo clube beirão na época 2016/17 e ainda começou a temporada seguinte em Tondela. O empréstimo ao FCPorto aconteceu em janeiro de 2018

Osorio

Osorio é o jogador de quem mais se fala em Tondela nas últimas horas. O atleta que esteve no clube pouco mais de uma época é agora o motivo maior para as buscas de que a SAD do Clube Desportivo de Tondela foi alvo esta quinta-feira de manhã.

Yordán Hernando Osorio Paredes nasceu em Barinas, na Venezuela a 10 de maio de 1994. Representou o clube venezuelano Zamora FC no escalão de juniores e começou a jogar nos seniores do clube até chegar a Portugal para representar o Tondela.

O atleta representou o clube beirão em 15 jogos na época de 2016/17. O venezuelano que atualmente joga a segunda liga italiana, representando o Parma, despertou o interesse do clube beirão ainda quando atuava no Zamora FC, um clube venezuelano. Chegado a Tondela para jogar a defesa central, o jogador apontou três golos.: um deles foi decisivo quando marcou o tento da vitória dos beirões em Vila do Conde por duas bolas a uma.

Na época seguinte as boas exibições foram continuando a merecer elogios da imprensa que ia acompanhando os jogos do Tondela. E, em janeiro de 2018 chegou a "bomba": Osorio era emprestado ao FCPorto. Na altura vários clubes mostraram interesse no jogador cujo passe pertencia na altura ao CD Tondela e ao jogador Deco, antiga glória do FCPorto e da seleção nacional.

Os tondelenses, nessa época, pediram 2,5 milhões de euros por metade do passe do defesa central. No entanto, diz o Transfermarket, acabou por ser vendido ao FCPorto por dois milhões de euros no final da época 2017/2018. Chegado à cidade Invicta fez apenas um jogo e acabou emprestado ao Vitória Sport Clube. De Guimarães, com o FCPorto ainda a deter o passe do atleta, seguiu para a Rússia onde jogou no Zenit. O clube russo pagou aos dragões um milhão de euros pelo empréstimo de Osorio.

Em outubro de 2020, o venezuelano foi vendido pelos portistas ao Parma por quatro milhões de euros e é no clube italiano que continua a jogar. Osorio tem hoje 27 anos.