Geral

24 de 11 de 2022, 12:32

Desporto

Quem vai ganhar o Portugal - Gana? Os nossos especialistas dão um palpite

Manuel Cajuda, Francisca Martins, João Pica e Rui Almeida. Quatro convidados especiais anteveem o pontapé de saída de Portugal no Mundial de 2022

adeptos seleção mundial

Fotógrafo: Igor Ferreira

Portugal entra em campo esta tarde no Mundial do Qatar. Os portugueses defrontam o Gana às 16h. Em todo o adepto há um palpite e o Jornal do Centro ouviu quatro adeptos especiais que tratam o desporto por tu. E os quatro confiam numa vitória portuguesa no jogo inaugural.

Manuel Cajuda é, dos quatro, o que mais reservas coloca. O antigo treinador do Académico de Viseu lembra que para estar no Mundial, Portugal teve de jogar um playoff. "Temos um grande treinador e grandes jogadores, mas temos mentalidade portuguesa. Somos um povo que se habituou a viver do 'desenrasca'", reforça.

O técnico que orientou o Académico na época 2017/2018 recorda que "teoricamente somos dos melhores, na prática, para irmos ao Mundial tivemos de ir a um playoff" e conclui que "se o mundial fosse, como antigamente, em que só iam 18 equipas, os primeiros de cada série, Portugal não tinha ido a alguns mundiais".

Sem colocar em causa a valia da seleção que, diz, "tem valor para ser campeã do mundo", Cajuda defende que a equipa portuguesa é "facilitista e reativa". "Fomos campeões europeus e ganhámos apenas um jogo nos noventa minutos. E a seleção é praticamente a mesma: 80% é igual", vinca.

Cajuda deixa o alerta para as condições meteorológicas da hora do jogo da seleção das Quinas. O técnico recorda que "Portugal vai jogar com uma temperatura que não é normal - rondará os 27, 28, 30 graus e se houver humidade elevada, está provado por quem estuda o treino desportivo que o rendimento dos jogadores desce na ordem dos 15 a 20%". O ex-treinador do Académico diz também que os portugueses vão defrontar uma seleção "fisicamente muito forte". "Se Portugal colocar dentro de campo os argumentos que tem Portugal ganha. Se não puser, perde como perderam a Argentina e a Alemanha".

Desafiado a dar um palpite para o jogo desta tarde, Cajuda atira um 2-0 para Portugal. "Seria o resultado aceitável", defende.

Treinado por Cauda no Académico, ouvimos João Pica, agora atleta do Castro Daire. Quando lhe pedimos um palpite, Pica respondeu de imediato. "3-0 e marcam Ronaldo Bernardo Silva e Rúben Dias". O futebolista admite que "o grupo não é tão fácil como parece, mas penso que vamos conseguir passar em primeiro". Olhando para a frente, Pica antevê que Portugal fará sete pontos no Grupo H do Mundial. "Vejo outras seleções que são sempre potências, mas na minha opinião sobre Portugal, é a melhor seleção portuguesa de sempre quando olhamos ao talento", explica.

Já Francisca Martins, antiga jogadora de futebol e ex-treinadora de futebol feminino, não tem dúvidas sobre o jogo desta tarde. "Portugal é claramente favorito". Mostrando-se confiante na vitória hoje, mas sem querer avançar um palpite para o jogo desta tarde, Francisca Martins entende que "temos jogadores com qualidade acima da média" e que a única "dúvida está no coletivo". "Se o coletivo funcionar, somos campeões", atira a antiga jogadora de futebol que diz confiar que Portugal passa o grupo em primeiro lugar.

Mais focado no futsal, mas um adepto confesso da seleção liderada por Fernando Santos, também Rui Almeida, treinador do Pedreles, não hesita quando pedimos um palpite para o jogo desta tarde: 2-0. Já nos marcadores, algumas dúvidas até porque, diz, não se sabe ainda quem Fernando Santos vai escolher para o 11 inicial. Mas com alguma insistência lá saem dois nomes: Ronaldo e Bernardo Silva.

Rui Almeida perspetiva uma passagem sem derrapagens. "Vamos passar em primeiro lugar com nove pontos". E explica porquê. "Somos muito fortes coletivamente. Somos fortes no chamado 'mata-mata', nas competições em que não se pode perder. Sobretudo somos muito organizados". Admitindo que individualmente haverá equipas tão ou mais fortes individualmente do que Portugal, o treinador do Pedreles, avança que "podemos chegar muito longe neste Mundial principalmente pela qualidade coletiva".

Portugal fará o jogo de estreia esta tarde, às 16h. Segue-se o Uruguai, na próxima segunda-feira quando forem sete da tarde. O terceiro e último jogo da fase de grupos para os portugueses será na sexta-feira, dia 2 de dezembro, às três da tarde.