Carlos Eduardo

25 de 11 de 2021, 11:46

Desporto

Resende defende liderança em casa

O primeiro recebe o último este fim de semana na Zona Norte da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. Os perseguidores, Lamelas e Moimenta da Beira, jogam fora.

resende futebol época 21/22

Fotógrafo: D.R.

Em busca dos 28 pontos, o Resende recebe no próximo domingo, 28 de novembro, o Nespereira, último classificado da Zona Norte da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu.

Na antevisão ao jogo, o treinador do Resende, Paulo Amor, garante que a equipa que treina tem respeito pelo Nespereira. "Apesar de estar em último, é uma equipa que não se rende. Já no jogo da primeira volta, fomos lá, ganhámos, fomos superiores, mas o Nespereira nunca se rendeu. Nós temos uma coisa: respeitamo-nos muito a nós mesmos, mas respeitamos muito mais os outros. E é com o máximo respeito pelo Nespereira que nos estamos a preparar esta semana", reforça o treinador.

Paulo Amor garante que a equipa só vai estar concentrada em ganhar os três pontos. "Nada de sobranceria, nada de euforia, com calma. O caminho que nos trouxe até aqui foi de muito trabalho durante a semana. Foi isso que trouxe o Resende a esta situação em que está. Enquanto eu estiver à frente do Resende vai ser sempre assim", assegura. O treinador acrescenta que o Resende não vai ganhar os jogos todos e que, "quando as outras equipas forem mais fortes do que nós, damos os parabéns".

Ao Centro, alguém vai isolar-se?

De norte para sul, há passagem pela Zona Centro. Aqui, Sátão e Carvalhais são primeiros classificados com um jogo importante em perspetiva que pode (ou não) mudar as contas. É que o Lusitano de Vildemoinhos, atual terceiro da série, vai ao Sátão. Há três pontos a separar as duas equipas. O mesmo é dizer que, com a vitória na jornada passada frente ao Oliveira de Frades, o Lusitano está a três pontos da liderança. O Carvalhais não quer largar o primeiro lugar e no mesmo dia e à mesma hora (domingo, 15h) vai jogar fora contra o Penalva do Castelo, que ocupa, nesta fase, o quarto lugar da série. Haverá mudanças quando estamos a quatro jogos do fim da primeira fase?

A Sul, há uma vaga para ocupar: quem segue com o Mortágua para a próxima fase?


O líder da Zona Sul tem 10 pontos de vantagem sobre o segundo classificado e essa margem dá, para já, o apuramento direto ao Mortágua. Este fim de semana há derby do concelho frente ao Vale de Açores que ainda alimenta alguma esperança no apuramento para a próxima fase onde se vai saber quem é o campeão distrital. O Vale de Açores está a seis pontos do segundo classificado, o Nelas.

O treinador do Mortágua diz que este o jogo contra o Vale de Açores é especial porque entre os dois estádios há uma distância de um quilómetro. A rivalidade é grande. "Há muito mais carga emocional do que outro tipo de jogos e isso pode representar um perigo para nós se não soubermos dominar essa parte. Vamos tentar impor o nosso jogo, sermos melhores do que o nosso adversário e tentar vencer", adianta Rui Gomes.

Apesar de estar já garantida a presença na próxima fase, Rui Gomes assegura que na equipa do Mortágua só continuará a jogar quem merece. "Não vamos fazer, para já, gestão do plantel. A nossa equipa tem jogadores jovens e muito competitivos. Todos têm jogado, não acho que seja benéfico estarmos a rodar jogadores. Os minutos de jogo são conquistados mediante o mérito que os jogadores têm tanto no treino como quando entram no jogo. Até para mantermos o nosso nível", conclui.

O Nelas, segundo classificado, recebe o Mangualde. Uma vitória garante pelo menos a margem de 5 pontos para o terceiro classificado , o rival Canas de Senhorim. Este domingo joga-se a jornada 11 da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. Daí em diante, ficam a faltar jogar-se três jornadas, haverá nove pontos em jogo.