Geral

26 de 05 de 2022, 18:37

Desporto

Ruas rejeita críticas do Viseu 2001 e diz que não treinou nem escolheu jogadores

Presidente da Câmara respondeu, em reunião do executivo, às críticas lançadas pelo diretor executivo do clube. Paulo Lopes assistiu à resposta de Fernando Ruas

Entrevista a Fernando Ruas

Fotógrafo: Igor Ferreira

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, rejeita ter tido culpas pela descida do Viseu 2001 para a Segunda Divisão de futsal.

O autarca respondeu, em reunião do executivo esta quinta-feira (26 de maio), às críticas lançadas pelo diretor executivo do clube, Paulo Lopes, por causa dos apoios da autarquia ao emblema.

Em declarações ao Jornal do Centro, Paulo Lopes disse que Fernando Ruas “não se interessa minimamente pelo futsal” e que “continua ausente e amorfo”. As críticas do dirigente também apontavam para “um marasmo” desportivo em Viseu.

“Eu não escolho treinadores, nem dirijo clubes, nem escolho jogadores. Portanto, quem o faz que se responsabilize com os seus associados. Só dou resposta aos cidadãos. A resposta aos associados é dada pelos diretores dos clubes e são eles que têm de a dar. Eu não defini nada”, respondeu o presidente da Câmara na presença de Paulo Lopes, que assistiu à reunião.

Por isso, Fernando Ruas pediu para que não lhe atribuem “a responsabilidade por um ou outro inêxito” e garantiu também que não aceita pressões.

Fernando Ruas disse ainda que não se pode dizer que o desenvolvimento de um concelho se vê pela presença de uma equipa de futsal na Primeira Divisão. O presidente da Câmara disse que Viseu é “a segunda capital de distrito com um clube” a disputar a Primeira Divisão. "Não há mais nenhuma, apenas Braga, e depois a capital capital que tem dois clubes conhecidos e não há mais”, acrescentou.

O autarca disse ainda que não se podem atribuir culpas nem de sucessos, nem de insucessos. “Nós congratulamos ou ficamos tristes, mas não assumimos também a nossa responsabilidade nos êxitos. Esperamos, por exemplo, que o Académico suba no andebol, mas não vamos dizer que foi por nós que subiram porque também não fui treinar o Académico”, lembrou.

Fernando Ruas clarificou ainda que, nas últimas cinco épocas, a autarquia viseense deu mais de um milhão de euros com o Viseu 2001.

“É bom que os viseenses saibam para onde vai o seu dinheiro e que, mesmo assim, as pessoas estão insatisfeitas. Esta associação que se queixou (Viseu 2001), nos últimos dez anos, levou 1,6 milhões de euros de apoio. Se isto é pouco, não faço ideia, mas os viseenses acharão seguramente que é um apoio substantivo, um apoio com peso. Mais do que isso, não nos podemos responsabilizar”, concluiu.