Carlos Eduardo

26 de 11 de 2021, 10:43

Desporto

Sorteio permite ao Tondela sonhar e fazer história

Beirões têm encontro marcado com o Estoril nos oitavos de final da Taça. Jogo agendado para a semana antes do Natal

tondela estoril

Fotógrafo: D.R.

O Tondela vai jogar em casa frente ao Estoril nos oitavos de final da Taça de Portugal. E vai procurar fazer história. Os auriverdes nunca estiveram nos quartos de final da Taça de Portugal. No sorteio realizado esta quinta-feira, o Tondela "escapou" aos jogos com os chamados grandes.

"É uma boa notícia, não é nenhum grande. Mas vai ser um jogo difícil. O Estoril está muito bem esta época, mas eu quero ver o Tondela no Jamor, por isso vamos passar", revela, confiante, Diogo Peixoto, adepto do clube beirão.

O também membro da claque Febre Amarela disse ao Jornal do Centro que o segredo para eliminar o Estoril é "jogar como estamos a jogar, com garra, unidos e assim vamos conseguir ganhar".

Tondela tem equipa para jogos a eliminar

Também Roger Almeida, comentador do Jornal do Centro, defende que este acabou por ser um bom sorteio para o Tondela. "Podia ser pior. Estando Sporting, Benfica e Porto nesta fase, poderia ter sido pior... Ao Tondela calhou uma equipa que pode ser ultrapassada nesta fase, ainda por cima sendo em casa... É um só jogo, não é a pontos. Tem de ficar decidido e tudo beneficia o Tondela", concretiza o também treinador de futebol.

Num jogo de 'mata-mata' em que não vale empatar e em que alguém tem de sair fora da Taça, Roger Almeida diz ver nos beirões uma equipa talhada para este tipo de jogo. "Encontro essa matreirice, por assim dizer. Os jogos que tenho acompanhado do Tondela, vejo uma equipa que joga em ataque posicional, tenta sair a jogar e a construir, mas também vejo uma equipa que se sente confortável no processo defensivo, sem ter problema algum em baixar linhas. Tem jogadores rápidos na frente que são fortes no contra ataque", analisa Roger Almeida.

Jogo marcado para a semana antes do Natal

Num jogo em casa, o apoio do público pode revelar-se fundamental. "Era bom que o estádio estivesse bem composto. Seria algo inédito [o Tondela chegar aos quartos de final]. Há confrontos que vão acontecer, como o FCPorto - Benfica, um deles vai ser eliminado. E tudo isto pode ser uma janela para o Tondela, porque não, chegar longe, ou como nunca chegou na Taça. Seria fantástico", conclui Roger Almeida.

Tondela - Estoril é um dos jogos dos oitavos de final da Taça. No único jogo que as duas equipas fizeram a contar para a Taça de Portugal, na época 2018/2019, até é de boa memória para o Tondela. No final dos noventa minutos e do prolongamento registou-se um empate a um golo. O jogo só foi resolvido nas grandes penalidades. O Tondela acabou por ser apurado.

Para além do Tondela - Estoril e do FCPorto - Benfica, esta eliminatória terá ainda o duelo entre Casa Pia e Sporting e o jogo entre Vizela e Braga. Os oitavos de final da prova rainha do futebol português incluem ainda o Famalicão - Portimonense, o Mafra - Moreirense, o Rio Ave - Belenenses e o Leça - Paredes. Jogos dos oitavos de final marcados para os dias 21, 22 e 23 de dezembro.