Geral

25 de 01 de 2023, 14:22

Desporto

Taça da Liga: “É o clube da nossa cidade e é muito bom podermos ir apoiar”

Cerca de 1600 alunos saíram esta manhã de Viseu rumo a Leiria para apoiar o Académico de Viseu. PSP e bombeiros estão a acompanhar a comitiva

Alunos do secundarios organizados para ir ver o academico

Fotógrafo: Igor Ferreira

A vontade de apoiar o clube da terra, o amor ao Académico de Viseu, o gosto pelo futebol, ou a vontade em querer aproveitar um momento único foram algumas das razões que levaram cerca de 1600 alunos a aceitar o desafio lançado pela autarquia viseense.

O recinto da feira semanal em Viseu foi esta manhã o ponto de encontro para dezenas de alunos que integram uma comitiva de quase dois mil estudantes que vão a Leiria apoiar o Académico, na meia-final da Taça da Liga.

Ao todo, saíram de Viseu 32 autocarros com estudantes das escolas de ensino secundário, escolas profissionais, colégios e dos cinco agrupamentos de escolas do concelho viseense. Aos jovens adeptos foram ainda oferecidos cachecóis e camisolas do Académico de Viseu.

Rodrigo Almeida e Simão Ribeiro são alunos da Emídio Navarro e, ao Jornal do Centro, enalteceram a iniciativa.

“Foi bastante interessante esta iniciativa, para podermos apoiar o clube da nossa terra, noutra cidade. Costumo apoiar o Académico e, num momento destes, é muito bom podermos estar presentes”, disse Simão Ribeiro.

O jovem destaca a importância de apoiar as equipas, já que “toda a gente gosta de ter um apoio moral, sobretudo nestes jogos” e da possibilidade que foi dada a muitos jovens.

“Se calhar muitos não teriam esta oportunidade se não fosse através desta iniciativa. É uma oportunidade única e há que aproveitar”, disse.

Já quando ao resultado de logo, Simão Ribeiro não tem dúvidas que o Académico vai “caçar o dragão”.

Rodrigo Almeida também se mostrou contente com a iniciativa, sobretudo porque também é atleta do clube, nas camadas jovens.

“Comecei a jogar no Académico desde os 8 anos e sempre acompanhei os seniores e sempre gostei de ver os jogos. Vou estar sempre a apoiar, seja em Viseu ou fora”, garantiu.

O jovem recorda o “momento histórico” que o clube atravessa e que, por isso, “é preciso apoiar”. Quanto ao resultado, Rodrigo Almeida não tem dúvidas: “O Académico vai ganhar, vai ser difícil, porque é uma equipa de Primeira Divisão, mas vai ganhar”, assegurou.

Patrícia Albuquerque e Gonçalo Casimiro são alunos do 10º ano, do Curso Técnico de Desporto, da Escola Profissional Mariana Seixas. Apoiar o clube da cidade foi a grande razão para aceitarem o desafio da autarquia, mesmo que o futebol não seja uma paixão.

“Gosto mais de basquetebol, mas não poderia deixar de aproveitar esta oportunidade e acho muito importante ir apoiar o clube de Viseu”, disse Gonçalo Casimiro.

Já em relação ao jogo, o jovem está confiante na vitória e até deixou um ‘prognóstico’: “O Académico de Viseu tem que ganhar e vai ficar resolvido no início da segunda parte, com golo do Clovis”, atira.

Gonçalo Casimiro aproveitou ainda para destacar o bom momento do emblema beirão. “Acompanho alguns jogos, este ano estão bem e espero que subam à Primeira”, afirmou.

Ao contrário de Gonçalo, Patrícia Albuquerque contou que gosta de futebol, mas confessa que não acompanha muito a equipa.

“Acompanho às vezes. Este ano estou mais próxima, até pelos resultados, mas acho importante que se apoie e goste do clube da terra”, conta a jovem natural de Penalva do Castelo, emblema que diz “apoiar sempre”. Quanto ao encontro, “vai ser um bom jogo e estou confiante na vitória do Académico”, finalizou.

A acompanhar a comitiva de estudantes vai a PSP e os Bombeiros Sapadores, que vão garantir a segurança destes adeptos.

“O papel da PSP é marcar a segurança na saída dos adeptos, no caso os estudantes, e darmos o garante que estamos presentes e a acompanhar a viagem. Faremos também uma articulação com a PSP de Leiria, no sentido de podermos estabelecer o ponto de contacto para estacionamento de autocarros, que ainda são bastantes. Iremos acompanhar os alunos ao longo do trajeto, na ida e no regresso”, disse ao Jornal do Centro a comissária Samanta Martins.

Já os bombeiros irão garantir “uma segurança de proximidade”. “Em articulação com a autarquia e a PSP, estaremos a acompanhar estes estudantes com o objetivo de garantir uma primeira resposta de intervenção caso seja necessário. Todos os envolvidos esperam que seja uma festa sem qualquer incidente”, explicou Rui Nogueira, 2º Comandante dos Bombeiros Sapadores de Viseu.

Autarquia quer postar no desporto e atividade física
“A ida dos nossos alunos a Leiria apoiar o Académico de Viseu representa que a cidade está muito ligada ao desporto e atividade física, nesta época desafiante e histórica no clube”, disse o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, acrescentando que “o Académico de Viseu é hoje um dos maiores representantes do orgulho beirão e consegue levar o nome de Viseu a todo o país”.

Ex-jogador do clube viseense, Fernando Ruas destaca que “a iniciativa vai permitir aos mais jovens viverem experiências que outras gerações já viveram, aquando de outras conquistas passadas do Académico de Viseu”.

Antes de assistirem ao jogo, os estudantes passarão a tarde na 'fan zone' do estádio, onde conviverão com algumas figuras do mundo do desporto, e do futebol em particular.

Alunos do secundarios organizados para ir ver o academico

Fotógrafo: Igor Ferreira