Geral

07 de 12 de 2022, 16:15

Desporto

Taça da Liga: Tondela e Académico ainda podem apurar-se para os 'quartos'

Grupo H entra na fase decisiva. Duas equipas do distrito têm chances de seguir em frente. Haverá derby decisivo entre os dois no Fontelo. Ao Tondela fica a faltar mais um jogo

taça da liga

Fotógrafo: Liga Portugal

A fase de grupos da Taça da Liga está a chegar ao fim, mas há grupos em que a decisão sobre quem segue em frente vai durar até à última jornada. É o que acontece no caso do Grupo H onde estão Tondela e Académico de Viseu.

Este é um dos dois grupos com clubes: os dois beirões, o Estoril, o Torreense e o Famalicão. E à exceção do Estoril, todos os clubes podem sonhar com o apuramento. O afastamento da 'equipa da linha' foi decidido no empate a dois golos que se verificou esta terça-feira, dia 6 de dezembro, entre Estoril e Torreense. Qualquer um dos quatro clubes ainda com hipóteses de seguir em frente já sabe que nos quartos de final da Taça da Liga jogará no Bessa, contra o Boavista. Só ultrapassando os 'axadrezados' alguma destas equipas pode sonhar chegar à final four da prova

A equipa de Torres Vedras fechou a participação na fase de grupos com seis pontos (uma vitória e três empates) e vai aguardar na liderança o que farão os rivais. Em segundo lugar com menos um jogo está o Académico, com 5 pontos. Seguem-se o Tondela e o Estoril, ambos com dois pontos. Os auriverdes têm ainda dois jogos pela frente, os 'canarinhos' apenas mais um e, por isso, já sem hipótese de alcançar o Torreense. Já o Famalicão é último mas tem dois jogos a menos. Se os ganhar poderá fazer sete pontos e conseguir apurar-se.

Vamos às contas do Tondela. Os auriverdes jogam esta sexta-feira, às 20.45h em Famalicão. Só a vitória interessa para manter vivo o sonho do apuramento. Ganhando, o Tondela chega ao último jogo que será no Fontelo com os mesmos pontos do Académico (cinco). Se empatar, ficará com três pontos e terá de ganhar em Viseu podendo não ser suficiente para ficar em primeiro. Se for derrotado em Famalicão, o Tondela perde as hipóteses de se apurar para os quartos de final.

Quanto ao Académico, para não correr risco olhará para a vitória no derby como o único resultado positivo. No dia 15 de dezembro, frente ao Tondela, às oito da noite, o empate até poderá chegar, se o Tondela não ganhar em Famalicão e os famalicenses não vencerem o Estoril (que já está fora das contas) na última jornada.

Só depois do jogo entre Tondela e Famalicão, o Académico pode perceber do que precisará no último encontro. Caso se verifique alguma situação de empate, recorre-se à diferença de golos e poderá ter de olhar-se à média de idades.