Rafael Santos

28 de 07 de 2021, 14:44

Desporto

Trambelos colocam mãos à obra para “dar outro ar” ao estádio do Lusitano

Cinco membros do Lusitano de Vildemoinhos estão a pintar os muros envolventes ao relvado do Estádio dos Trambelos

Fábio Farias treinador dos juniores do Lusitano de Vildemoinhos a pintar os muros

Fotógrafo: Lusitano de Vildemoinhos

Um membro da direção, três jogadores e um treinador dos juniores do Lusitano de Vildemoinhos colocaram mãos à obra e estão a pintar os muros que rodeiam o relvado do Estádio dos Trambelos.

Fábio Farias, técnico dos juniores do conjunto viseense, conta que esta ideia surgiu no final da época passada, quando disputavam o “torneio complementar que a Associação de Futebol de Viseu (AFV) organizou” e onde o clube entrou “com a equipa de sub-21”.

Tudo começou com uma proposta da direção do Lusitano, que deu a oportunidade dos juniores jogarem “no relvado do Estádio dos Trambelos, para que os atletas pudessem conviver e sentir o que é estar nos Trambelos”.

Durante o decorrer da competição, Fábio conta que “olhava para as paredes e sentia que já estavam um bocadinho encardidas e achava que podia dar outra imagem”. “Eu olhava sempre muito para isso. Entretanto, eu falei com o presidente e disse que para dar outro ar, eu chamava uns atletas dos juniores e pintávamos isto”, conta.

O primeiro a arregaçar as mangas foi Ricardo Vasconcelos, mais conhecido como “Canholas” no clube. O técnico de equipamentos do Lusitano deu o pontapé de partida nesta iniciativa, começando por limpar os muros todos.

Depois disso, foi a vez de Fábio Farias, Gonçalo Correia (jogador), Rodrigo Saraiva (jogador) e Vasco Paredes (jogador), colocarem mãos à obra e darem início à pintura das paredes.

O treinador dos juniores trambelos, confessa que “esta ação mostra que os atleta sentem o clube e ficaram agradecidos quando a direção lhes deu a oportunidade de estar cá a treinar e a jogar”.

Para Fábio Farias esta é a definição de ser trambelo, “é ser uma pessoa que está cá e não olha só para o jogar, só para o ego, olha também para aquilo que nos rodeia e para quem nos ajuda.”

Numa fase inicial, este grupo só está a intervencionar os muros envolventes ao relvado do Estádio dos Trambelos, mas as obras de requalificação podem vir a estender-se às bancadas e também a outras zonas do complexo desportivo.
Fábio Farias acredita que depois de verem esta primeira iniciativa, “os miúdos mais pequenos vão olhar para isto de outra maneira e na próxima vez se calhar já veem ajudar”.

“Numa próxima vez que o clube precisar de alguma coisa, eles aí já vão dizer que sim também. Isso é gratificante. Daqui a uns anos, quando viermos aos trambelos ver um jogo, vamos lembrar-nos que fomos nós que andámos a pintar aquelas paredes”, assume.

O técnico revela que o “clube agradeceu” o gesto deste grupo de trambelos e deixa a promessa de que vão “fazer mais por ele”.