Geral

30 de 03 de 2023, 15:07

Desporto

Vale de Açores recebe Sampedrense para jogo que pode valer subida à Divisão de Honra

É o duelo em destaque este fim de semana na fase de campeão da 1ª Divisão distrital. O líder, Vale de Açores recebe o terceiro classificado, Sampedrense. Carregal do Sal vai até Besteiros e pode ser líder no final da jornada

vale de açores sampedrense

Fotógrafo: União Desportiva Sampedrense

A luta pela subida à Divisão de Honra entra na reta final. Estão 12 pontos por jogar na fase de campeão da 1ª divisão distrital. Sobem os dois primeiros clubes e a margem de erro, nesta altura, é praticamente nula. Na primeira de quatro jornadas derradeiras, o líder Vale de Açores recebe a Sampedrense, atual terceira classificada.

O jogo grande da jornada 11 começa às quatro da tarde deste domingo, 2 de abril. À mesma hora, o Besteiros recebe o Carregal do Sal, atual segundo classificado que até pode terminar na primeira posição nesta ronda e partir para as três jornadas finais numa condição ótima para chegar à Divisão de Honra.

O Vale de Açores chegou à liderança na jornada passada. O agora líder venceu na Beselga diante d'Os Ceireiros por duas bolas a zero e beneficiou do empate do Carregal do Sal em Campia (3-3) para se isolar no comando, ultrapassando os carregalenses.

Esta jornada é, portanto, a primeira como líder da fase de campeão da Divisão de Honra. À exceção da primeira ronda em que quatro clubes lideraram com três pontos: Sampedrense, Carregal do Sal, Oliveira do Douro e Vale de Açores. O primeiro lugar será, agora, desafiado com a receção à Sampedrense.

Durante a antevisão a este jogo feita ao Jornal do Centro, o técnico do Vale de Açores, Rui Vale, diz que "é melhor estar em primeiro do que em segundo ou terceiro", mas assume que, na realidade, "pouco muda sobre as circunstâncias em que estávamos na semana passada". "Qualquer deslize, não deixa nada perdido, mas as coisas ficam mais perdidas", refere.

Num cenário de vitória diante da Sampedrense, Rui Vale vê o Vale de Açores a assumir uma "situação mais privilegiada ainda mas longe de estar decidido". "Este campeonato tem sido muito competitivo", reforça, acrescentando que neste jogo espera "muita competitividade" e, para o futuro, "mais umas semaninhas para sofrer".

"Quando a primeira volta começou a terminar, perspetivei que isto ia ser muito até à última jornada", salienta o treinador do Vale de Açores. Rui Vale confessa ainda que não afasta o Oliveira do Douro, atual quarto classificado com sete pontos de desvantagem face ao líder, da luta pela subida à Divisão de Honra.

"O campeonato é muito competitivo. Ainda vai haver um Carregal do Sal x Oliveira do Douro, um Vale de Açores x Carregal do Sal. Ainda há muitos jogos para jogar. Parece que faltam só quatro jogos, mas ao mesmo tempo são tantos jogos para ficar decidido. É semana a semana", alerta.

Sobre o adversário deste domingo, 2 de abril, Rui Vale explica que se trata de uma equipa com "jogadores muito experientes" que já alinharam "em outros campeonatos, mais acima". "Tem um ataque com muitos golos. É a realidade. São factos que analisamos e avaliamos", reconhece.

Durante a antevisão ao jogo contra a equipa de São Pedro do Sul, Rui Vale frisou que a direção do Vale de Açores não impôs a subida à Divisão de Honra. "Preparámos o caminho para chegar à fase de subida. Esse era um objetivo. Depois, a partir daqui, jogar o jogo pelo jogo", justifica.

A Sampedrense chega a Vale de Açores, no concelho de Mortágua a um ponto apenas dos lugares de subida ao escalão maior do distrito. Ganhar em Vale de Açores significava, numa primeira fase, ultrapassar o adversário deste domingo. O treinador da equipa de São Pedro do Sul, João Reis, antevê dificuldades para o duelo da jornada 11.

"O jogo de domingo será bastante competitivo e jogado entre duas equipas que estão a lutar pelo mesmo objetivo, num campo tradicionalmente difícil. Não só para nós, como para toda a gente", obstáculos, o técnico promete uma equipa a procurar a vitória.

"Já defrontámos o Vale de Açores na época passada e já na primeira volta. Sabemos que será uma equipa muito competitiva e competente. Vai dificultar-nos ao máximo a obtenção da vitória. Mas nós acreditamos que, com a capacidade do plantel e com trabalho, temos as nossa hipóteses de ir lá ganhar", sublinha João Reis.

Numa altura em que a 1ª Divisão distrital se encaminha para o fim, o treinador da Sampedrense não sente pressão adicional. "Para nós a pressão sempre foi a mesma. Quem quer subir de divisão tem de ganhar grande parte dos jogos. Na semana em Oliveira do Douro vivemos essa situação e demos uma boa resposta. Acreditamos que o faremos novamente este fim de semana", confia.

Em jeito de análise ao campeonato jogado até agora, o treinador da Sampedrense volta a fita atrás para concluir que "em relação ao campeonato que fizemos há dois anos", as equipas são "bastante mais fortes" na atual 1ª Divisão. "É um campeonato muito disputado, sim e com equipas bastante equilibradas e competentes", avança.

João Reis recorda que "tanto o Carregal do Sal, como o Vale de Açores não foram despromovidos pelo que fizeram em campo" e que, são, por isso, no seu entender "duas equipas de Divisão de Honra". "Desde início apontei-as como as mais fortes para conseguir o apuramento para a subida de divisão", vinca.

Numa subida à Divisão de Honra muito intensa, pode até acontecer que o Carregal do Sal termine líder, a três jornadas do fim. Para isso se verificar, o Carregal do Sal tem de vencer fora o Besteiros e aguardar ou por um empate entre Vale de Açores e Sampedrense ou por uma vitória do conjunto de São Pedro do Sul.

A olhar para estes cenários está também o Oliveira do Douro que pode aproximar-se dos três primeiros classificados, caso vença na receção ao Campia.