Carlos Eduardo

22 de 09 de 2023, 12:06

Desporto

Viseu: Domingo 'gordo' para as equipas do distrito na Taça de Portugal

Quatro clubes jogam a segunda eliminatória da prova rainha do futebol português. Há adversários da Liga 3, Campeonato de Portugal e dos distritais no 'menu' das equipas da região. Um dos jogos vai ser transmitido no canal 11. Próxima eliminatória já envolve os 'tubarões' da Primeira Liga

Fotógrafo: Igor Ferreira

São quatro os clubes do distrito de Viseu que entram em ação este domingo na Taça de Portugal. A segunda eliminatória da prova rainha do futebol nacional colocará jogos em vários pontos do país e, no distrito de Viseu, haverá dois. Lamelas e Mortágua vão jogar em casa. Académico de Viseu e Tondela terão de deslocar-se para jogar.

O Lamelas recebe o Tirsense. Tal como a equipa de Castro Daire, também o clube de Santo Tirso joga o Campeonato de Portugal, mas na Série A. Na temporada passada, o Lamelas não ultrapassou a segunda eliminatória da Taça, tendo sido derrotado pelo Camacha apenas nas grandes penalidades. O Lamelas até agora ganhou apenas um jogo e tem três derrotas. O Tirsense em quatro jogos não somou derrotas. Venceu três jogos e empatou um.

Se o Lamelas joga com um clube do mesmo campeonato, ao Mortágua saiu uma equipa de um escalão acima. A equipa de Rui Gomes recebe o Amora, clube da Liga 3. O Mortágua ainda não venceu no Campeonato de Portugal esta temporada: somou dois empates e duas derrotas. Já o Amora fez sete jogos e conquistou duas vitórias, três empates e sofreu duas derrotas. A equipa da Associação de Futebol de Setúbal enfrenta a série B da Liga 3, divisão acima do Campeonato de Portugal.

Académico de Viseu e Tondela vão jogar fora. Os academistas são os qua mais cedo vão jogar, entre os clubes do distrito. O Académico jogará em Lourosa, frente ao Lusitânia e o apito inicial para o jogo está marcado para as duas da tarde. Os viseenses têm no empate o resultado dominante esta temporada. Em seis jogos, quatro empates na Segunda Liga. Há ainda uma vitória no campeonato e uma derrota na Taça da Liga. O Lusitânia joga a Liga 3, na Série A. No curto percurso da nova época, o Lusitânia venceu três dos seis jogos que fez para o campeonato, estando em terceiro lugar, a dois pontos do líder, Felgueiras.

O histórico no futebol, sobretudo quando se passaram vários anos entre o último jogo e aquele para o qual se está a olhar, de pouco poderá valer. Mas o que é certo é que, até agora, o Académico de Viseu não venceu o Lusitânia. Os viseenses sofreram duas derrotas e há quatro empates entre os dois clubes. O Lusitânia de Lourosa - Académico de Viseu tem transmissão no canal 11.

O Tondela entra em Pombal num ciclo de três jogos numa semana. A equipa de Tozé Marreco enfrenta Taça de Portugal, Taça da Liga e Segunda Liga em sete dias. Sempre a jogar fora. O Sporting de Pombal é o adversário deste domingo e há 'empate' no histórico com uma vitória para cada clube. Atualmente, o Pombal enfrenta os distritais de Leiria. A equipa pombalense venceu Os Vilanovenses na primeira eliminatória da Taça, enfrentando o Tondela, na segunda.

Depois do Pombal, o Tondela tem viagem marcada para o Algarve, onde vai defrontar o Farense para a Taça da Liga. Dias depois irá a Leiria, defrontar a União, para a Segunda Liga.

Caso os clubes da região ultrapassem os adversários deste domingo, poderão ter como adversário na eliminatória seguinte um clube da Primeira Liga. Os 18 primodivisionários apenas entram no sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

2ª eliminatória:
Lusitânia de Lourosa - Académico de Viseu 14h - transmissão no canal 11
Sp. Pombal - Tondela - 15h
Lamelas - Tirsense - 15h
Mortágua - Amora - 15h