Carlos Eduardo

07 de 12 de 2023, 12:47

Desporto

Viseu recebe esta quinta-feira o testemunho de Cidade Europeia do Desporto

Cerimónia decorre em Bruxelas esta tarde. Em janeiro, Viseu recebe cerimónia oficial de abertura

viseu cidade desporto

Fotógrafo: Município de Viseu

É esta quinta-feira, 7 de dezembro, que Viseu recebe o testemunho da Cidade Europeia do Desporto. A cerimónia oficial decorre em no Parlamento Europeu, em Bruxelas, esta tarde. Na sessão vão marcar presença o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas e o vereador do Desporto, Pedro Ribeiro.

A Gala da ACES Annual Awards começa às 16h e vai entregar símbolos e testemunho de Cidade Europeia do Desporto 2024. Mais de 50 cidades serão premiadas incluindo as três capitais de referência: Sofia, Capital do Mundo do Desporto em 2024, Génova, enquanto Capital Europeia do Desporto, em 2024 e San Juan, Capital Americana do Desporto no próximo ano.

Para 20 de janeiro está marcada em Viseu a cerimónia oficial de abertura. A cidade de Viriato recebeu oficialmente em junho deste ano o título de cidade europeia do desporto. Durante três dias recebeu a visita de observadores europeus que avaliaram as instalações desportivas do concelho.

Na altura, Gian Francesco Lupattelli, Presidente e Fundador da ACES Europe, entidade que certifica as cidades europeias do desporto, deu os parabéns a Viseu, que descreveu como “um bom exemplo do desporto para todos, como instrumento de saúde, integração, educação e respeito, que são os principais objetivos da ACES Europe”. “Vocês desenvolveram uma política desportiva exemplar, com programas e atividades”, referiu o responsável.

No próximo ano, Viseu receberá diversos encontros ligados ao desporto. Entre eles a organização do Fórum Nacional de Treinadores onde marcarão presença José Mourinho, Jorge Jesus e Rui Vitória. Viseu sucede a Viana do Castelo que ‘vestiu’ o estatuto de cidade europeia do desporto durante este ano de 2023.