Geral

29 de 03 de 2023, 12:44

Desporto

Viseu rima com Europeu e seleção nacional de sub17 confirmou-o

Portugal venceu, no Fontelo, a Chéquia por 2-0 e garantiu qualificação para a fase final do Campeonato da Europa

portugal sub17

Fotógrafo: Federação Portuguesa de Futebol

A Seleção Nacional sub-17 venceu, esta terça-feira, o terceiro encontro da Ronda de Elite Sub-17, diante da Chéquia, por 2-0. O jogo realizou-se no Estádio do Fontelo, em Viseu. A vitória leva a equipa nacional a disputar a fase final do Euro 2023.

Na primeira parte, a Seleção das Quinas conseguiu controlar a partida, ameaçando a baliza da Chéquia com um remate de Gonçalo Moreira à barra aos 35 minutos. O golo chegou 2 minutos depois através de um livre indireto que levou Gonçalo Oliveira a dar a vantagem ao intervalo para Portugal.

No início segunda metade da partida, a Seleção Nacional conseguiu criar mais momentos de perigo à baliza adversária e numa excelente jogada individual, Martim Fernandes, aumenta a vantagem de Portugal.

O jogador português afirmou no final do encontro que a equipa nacional "esteve toda unida" e que o jogo terminou com uma "vitória bem conseguida". "Estivemos por cima na primeira parte, na segunda deixamo-nos cair um bocado, mas no fim levámos a vitória.”, disse em declarações à comunicação da Federação Portuguesa de Futebol. O jogador português marcou pela primeira vez ao serviço de Portugal e diz ter ficado "muito feliz por mim e por ajudar a equipa".

O marcador do primeiro golo na tarde desta terça-feira no Estádio do Fontelo, Gonçalo Oliveira confessou que este era "um sonho que vinha há muito tempo". "Desde que viemos para este estágio tínhamos na cabeça qualificarmo-nos para o Europeu e isso aconteceu com muito trabalho, muita união desta equipa", explicou.

Também Gonçalo Moreira falou no final da vitória lusa. Disse o jogador português que a seleção nacional sempre quis marcar presença no Europeu de sub17. O jovem atleta fala numa equipa "muito unida", em que os jogadores são "muito amigos uns dos outros". Para o futuro, Gonçalo Moreira quer um Portugal a "pensar jogo a jogo, mas claro sonhamos sempre em conquistar coisas".

O selecionador nacional, Flipe Ramos, defendeu que Portugal foi "a melhor equipa do torneio". "Naturalmente apurámo-nos e como é evidente estamos extremamente satisfeitos", vincou no final do jogo e com a qualificação para a fase final do Europeu de sub17 selada.

O técnico não esqueceu o trabalho feito pelos clubes na formação dos jogadores e falou de um "grupo fantástico e merecem claramente ir ao Europeu". "No Torneio do Algarve saímos com o sentimento de que podemos ganhar a qualquer equipa. Sabemos que são seleções fortes, que também são campeãs, mas nós temos uma palavra a dizer", sublinhou Filipe Ramos.

Portugal conquistou três vitórias nesta fase. Além da Chéquia, os portugueses derrotaram a Eslováquia a e a Polónia. A fase final da competição vai realizar-se na Hungria, entre os dias 17 de maio e 2 de junho.