Geral

28 de 04 de 2021, 12:51

Cultura

Teatro Viriato associa-se ao Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

Programação começa este sábado. Conferências, palestras-performances e peças fazem parte da agenda conjunta

Fachada Teatro Viriato

O Teatro Viriato, em Viseu, e o FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica arrancam este sábado (1 de maio) com uma programação conjunta que vai apresentar espetáculos juntando países como Portugal, Chile, Brasil, Colômbia e Galiza tanto no palco do Teatro como nas plataformas digitais.

Em comunicado, o Teatro Viriato refere que esta nova programação “nos convida a viajar até ao outro lado do Atlântico, a fazer intercâmbios culturais e dar a conhecer a ambos os públicos artistas de referência dos dois lados do Atlântico”, arrancando com a peça “Estado Vegetal” da chilena Manuela Infante. O espetáculo está marcado para as 18h00 de sábado no SubPalco, o canal do Teatro Viriato no YouTube.

A diretora do espaço cultural, Patrícia Portela, espera que esta nova parceria seja “de longa duração”. “Partilhando propostas artísticas e espaços de reflexão entre Viseu e o Porto, entre Chile e Galiza, entre Brasil e Colômbia, esta colaboração pretende ser um espaço de colaboração que permita a criação, a apresentação e o debate de ideias, temas e projetos entre artistas de diferentes hemisférios e realidades geográficas, sociais e políticas distintas”, afirma.

A peça “Estado Vegetal” é, segundo o Teatro Viriato, um “monólogo polifónico que parte do pensamento revolucionário do filósofo Michael Marder e do neurobiologista Stefano Mancuso sobre novos conceitos como inteligência vegetal, alma vegetativa ou comunicação vegetal”, girando em torno do diálogo entre seres humanos e plantas.

Na próxima quarta-feira (5 de maio), o FITEI apresenta o projeto “Noite Fora: Leitura e Conversas sobre Teatro”, da encenadora Sónia Barbosa e do Teatro Viriato. A sessão, marcada para as 19h30 no Teatro Viriato e no SubPalco, terá como convidada a encenadora e dramaturga brasileira Janaína Leite, que, à distância, será responsável por selecionar um texto e trabalhá-lo com Sónia Barbosa.

A encenadora brasileira vai apresentar ainda “Stabat Mater” a 7 de maio, a partir das 21h00, no SubPalco. Trata-se de uma palestra-performance “que aprofunda a sua investigação sobre o real em palco, agora sob a luz do obsceno, onde aborda o feminino ao longo dos séculos”, com base nos textos da filósofa e psicanalista Julia Kristeva e na relação com temas como a maternidade e a sexualidade.

A programação conjunta do Teatro Viriato e do FITEI termina com a conferência “A Minha História da Dança”, da coreógrafa Sónia Baptista, no dia 12 de maio. Lá, será convidada a falar sobre a sua história da dança, a partilhar o seu percurso e as referências que influenciaram o seu trabalho. Esta apresentação acontecerá presencialmente na sala de espetáculos do Viriato e também online a partir do SubPalco.

O FITEI decorre este ano entre os dias 1 e 16 de maio, com um programa misto entre espetáculos presenciais e sessões online, que inclui 14 espetáculos presenciais e 10 online, dos quais sete são estreias absolutas e outros sete são estreias nacionais.