Geral

03 de 05 de 2021, 12:12

Cultura

Cineclube de Viseu vai contar fábulas neste maio

Ciclo "Sete Fábulas Urbanas" arrancará a 13 de maio no IPDJ de Viseu

undine cineclube

O Cineclube de Viseu vai arrancar em maio com um ciclo de cinema que visa apresentar filmes baseados em fábulas. “Sete Fábulas Urbanas” é o nome da iniciativa que começa a 13 de maio.

Antes, esta quinta-feira (dia 6), o Cineclube exibe no auditório do IPDJ de Viseu o filme “Bostofrio” de Paulo Carneiro, que recebeu a menção honrosa do festival Indielisboa em 2018.

A 13 de maio, as fábulas urbanas começam a ser contadas com a película alemã “Undine” de Christian Petzold, baseada na lenda da ninfa Ondina. Este filme conquistou os galardões de Melhor Atriz e do Prémio FIPRESCI no Festival de Berlim em 2020.

No dia 20, é exibido “Fallen Angels” de Wong Kar-Wai, um filme que reflete sobre a alienação da pessoa na vida distorcida pelo ritmo acelerado das cidades. No dia 27, é apresentado “Caminhos Magnétykos” do português Edgar Pêra, baseado na obra do escritor Branquinho da Fonseca e na história de um homem que percorre uma Lisboa em guerra civil e em vias de ver instaurado um regime militar autoritário.

Todas as sessões presenciais terão início marcado para as 21h00.

Além disso, o Cineclube também vai apresentas duas sessões online a 18 de maio, com “É Feliz o Homem que é Alto?” de Michel Gondry, e a 8 de junho, com “Eis o Admirável Mundo em Rede”, de Werner Herzog.

Para as famílias e os mais novos, o Cineclube propõe filmes para os seus gostos no auditório da Quinta da Cruz todos os domingos às 11h00. A entrada é livre. Ainda na Quinta da Cruz, está patente uma exposição de 17 cartazes de cinema elaborados por crianças, “Grandes Cartazes para Filmes Pequenos”, que pode ser vista até 20 de junho.