Geral

25 de 06 de 2021, 14:25

Autárquicas'21

Autárquicas: Miguel Martins é o candidato da CDU em Oliveira de Frades

Candidatura vai ser apresentada este domingo. Fátima Santos vai encabeçar a lista para a Assembleia Municipal

miguel martins cdu oliveira de frades

Miguel Martins vai avançar como candidato à Câmara de Oliveira de Frades pela CDU nestas autárquicas.

O anúncio público da candidatura está marcado para este domingo (27 de junho) às 16h00 na Praça Luís Bandeira, perto do Museu Municipal.

Miguel Martins, de 42 anos, é natural da localidade de Paredes de Gravo, em Pinheiro, e é geógrafo tendo trabalhado na gestão florestal e na Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões. Membro do Conselho e da Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista Os Verdes, foi candidato à Assembleia da República nas eleições legislativas de 2009, 2011 e 2015 pelo círculo de Viseu.

A coligação PCP-Verdes terá como cabeça de lista para a Assembleia Municipal a candidata independente Fátima Santos. Professora natural da localidade de Sobreira, em Reigoso, é catequista e membro da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Destriz e Reigoso.

A candidatura pretende centrar a sua campanha na qualidade de vida das populações, na assimetria do território, no ambiente e na proposta de uma alternativa para Oliveira de Frades.

Em comunicado, a CDU considera que o concelho de Oliveira de Frades tem sido marcado “por um acentuar da assimetria entre a sede do concelho e as freguesias, com o esvaziamento destas quer em população, quer em serviços, nomeadamente de educação, em detrimento da vila”.

“O atual executivo, que resultou de uma dissidência do PSD, gerou muitas espectativas na população do concelho, mas na verdade, traduziu-se, grosso modo, numa mão cheia de muito pouco ou quase nada”, argumentam os comunistas e os ecologistas.

A CDU acusa a autarquia liderada por Paulo Ferreira de desmantelar o estaleiro municipal, reduzir a oferta do transporte público, pôr em causa o direito à saúde das pessoas, permitir que o concelho seja dos piores a nível do saneamento no país e tornar intransitáveis os caminhos agrícolas e florestais com eucaliptos e matos.

A coligação diz ter “provas dadas” nas freguesias de Destriz e Reigoso, em Pinheiro e em São João da Serra, onde conta com eleitos, e defende que a voz da CDU tem de ser ouvida a nível municipal para defender os serviços públicos e os trabalhadores, promover a qualidade de vida, apoiar a cultura e dinamizar a produção e o comércio locais, além de outras lutas como a reposição das antigas freguesias, a proteção dos animais e a preservação do ambiente.

Nas últimas autárquicas em 2017, a CDU obteve 2,67 por cento dos votos em Oliveira de Frades, tendo sido a força política menos votada no concelho.