Geral

19 de 07 de 2021, 17:32

Autárquicas'21

Autárquicas: movimento independente avança em Mortágua

Movimento Renovar Mortágua conta com André Faustino como candidato à Câmara

mortágua

O movimento independente Renovar Mortágua vai avançar para as eleições autárquicas no concelho atualmente governado pelo PSD. O líder desta plataforma, André Faustino, segue como candidato à Câmara Municipal.

O movimento assume como objetivo combater o que considera ser um “marasmo político” resultante dos anos dos executivos PS e PSD na autarquia e defende o reforço do apoio às associações culturais e recreativas, a aposta no turismo e a fixação de jovens no concelho, além de uma democracia mais participativa.

Em declarações ao Jornal do Centro, André Faustino diz que quer mudar o paradigma político de Mortágua e evitar a perda de população e o desperdício de oportunidades de desenvolvimento local.

Segundo o independente, as políticas do PS e do PSD “limitaram-se simplesmente a agir com aquilo que já está feito e acrescentar um ponto aqui ou uma vírgula acolá”. “Não há ideias novas com impacto positivo. Aliás, sentimos que algumas das medidas implementadas nos últimos anos até acabam por prejudicar o concelho e a população”, afirma.

O candidato defende ainda que, em Mortágua, tudo fica na mesma, o que faz com que a população “deixasse de acreditar e se afastasse cada vez mais das decisões políticas”.

Por isso, o independente defende uma democracia mais participada pelas pessoas de Mortágua e um maior e mais amplo debate sobre as ideias “antes de elas serem implementadas”.

“Muitas pessoas queixam-se de que são ouvidas apenas durante alguns segundos na campanha eleitoral e que as suas opiniões são esquecidas e ignoradas assim que colocam o voto na urna, e nós queremos alterar isto. Queremos abrir à população a discussão das opções estratégicas, mas sem deixar de assumir a responsabilidade pelas opções tomadas”, diz.

Nestas autárquicas, André Faustino propõe mudar o setor do associativismo local, que precisa “de ser renovado e repensado”. “Pensamos que é necessário alterar o modelo de apoio às associações, tornando-as mais colaborativas e incentivando cada vez mais a realização dos seus eventos não só em termos financeiros mas acima de tudo a nível logístico”, explica.

O presidente do Renovar Mortágua propõe ainda uma “aposta forte” nas infraestruturas do turismo. “É necessário ter infraestruturas, novidades e ideias originais. Não faz sentido nós trazermos as televisões duas vezes por ano para mostrarem o que nós temos e que acaba por ser pouco. Temos de apostar na criação de novas infraestruturas e investir a sério no que já temos”, sustenta.

André Faustino acredita que há “excelentes condições” para potenciar o concelho e atrair novos investimentos privados. “Temos potencial para criar praias fluviais, parques de campismo e zonas de lazer que façam com que os mortaguenses consigam aproveitar o que existe no concelho”, conclui.

Nas últimas autárquicas em 2017, o PSD venceu as eleições em Mortágua com 47,8 por cento dos votos, reelegendo Júlio Norte como presidente da Câmara. As eleições deste ano estão marcadas para 26 de setembro.