Geral

23 de 11 de 2021, 14:33

Diário

Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão quer requalificar edifício

Instituição social de Viseu comemora os 20 anos de atividade. Diretora da valência faz um balanço positivo do trabalho realizado

centro apoio santo estêvão

Fotógrafo: D.R.

O Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão, em Viseu, abriu as suas portas há 20 anos. A valência da União das Misericórdias vai assinalar o aniversário já nesta quarta-feira (24 de novembro) com uma cerimónia evocativa.

Inaugurado em novembro de 2001, o Centro tem vindo a dedicar o seu trabalho ao apoio a pessoas com deficiência, incluindo deficientes profundos. Começou com 60 utentes e agora tem 72.

Em declarações ao Jornal do Centro, a diretora Infância Pamplona traça um balanço “inegavelmente valioso e precioso naquilo que foi, e continua a ser, a ajuda para as pessoas com multideficiência e as suas famílias”.

“Foi e continua a ser uma resposta que muito contribui para colmatar muitas dificuldades sentidas pelas famílias na prestação de cuidados, sendo que muitos são portadores de deficiência profunda e cuidar dessas pessoas é muito difícil”, diz.

Infância Pamplona acrescenta que o Centro de Apoio a Deficientes tem vindo a “contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que nos pedem apoio e a quem, na medida do possível, respondemos sempre”.

Atualmente, o Centro está lotado. A diretora reconhece que, passados vinte anos depois, o edifício precisa agora de obras de requalificação e espera poder vir a receber apoios do Estado para avançar com a empreitada.

“A degradação é muito mais acentuada e a nossa expetativa é que possamos conseguir apoios para ver o nosso desejo concretizado. Estamos expetantes, acreditamos que possamos ver esse desígnio ser cumprido e, se assim for, ficamos todos a ganhar”, afirma.

A cerimónia de comemoração arranca às 14h00 de amanhã (24 de novembro) com a presença do presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, e do presidente da União de Misericórdias, Manuel de Lemos.

A cerimónia pretende também homenagear os colaboradores do Centro de Apoio a Deficientes, e o padre Virgílio Lopes, fundador da instituição, com a atribuição do seu nome à rua de acesso à valência social.

Além do lar residencial, o Centro também tem um centro de atividades ocupacionais.