Geral

26 de 11 de 2021, 10:05

Cultura

São Pedro do Sul junta-se a rede cultural com cinco concelhos da região Centro

Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia vão dinamizar segunda edição do Projeto 5 no próximo ano

projeto 5 sentidos

São Pedro do Sul aderiu à segunda edição da iniciativa Projeto 5, que também vai juntar mais quatro concelhos da região Centro numa rede cultural que voltará a decorrer no próximo ano.

Ao todo, vão ser 20 os espetáculos que, durante 12 meses, irão percorrer Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia. O programa também vai incluir cinco residências artísticas e tem como objetivo dinamizar a cultura nesta região e valorizar o património de cada concelho.

A vereadora da Cultura na autarquia sampedrense, Teresa Sobrinho, explica que esta rede cultural terá, nesta segunda edição, “espetáculos que decorrem da ‘permuta’ dos nossos grupos culturais nos cinco municípios”.

“Estes espetáculos advêm de uma bolsa onde estão vários grupos culturais e do recrutamento desses grupos, ou seja, podemos trazer um grupo de Idanha-a-Nova ou Águeda. A ideia é esta e daí resultam vários espetáculos”, diz.

Além disso, será ainda realizada uma coprodução artística que irá juntar os cinco municípios da iniciativa, em parceria com uma companhia.

Teresa Sobrinho explica que as residências resultantes desta produção darão lugar a um “grande espetáculo que será comum aos cinco municípios”. “Vão haver cinco residências artísticas, um em cada concelho. O espetáculo final será a súmula de experiências nessas residências artísticas e irá ser feito em cada um dos municípios”, acrescenta.

A segunda edição do projeto “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos” foi lançada esta semana em Águeda. O investimento previsto é de mais de 290 mil euros.