Geral

02 de 01 de 2022, 08:59

Lifestyle

Acabaram as festas e agora? Agora, é hora de desintoxicar

Além da limpeza interna, para desintoxicar o organismo é necessário ter em conta também o maior órgão do corpo: a pele

detox

É inevitável: o período entre o Natal e o fim do ano é uma época de excessos alimentares que, muitas vezes, nos faz dar as boas-vindas a um novo ano com uns indesejados quilos a mais e até com menos energia.
Sentimos, por isso, que precisamos de fazer uma limpeza ao organismo, para expelir aquilo que aí ficou a mais. Apesar de este processo de desintoxicação ser realizado pelo próprio corpo — através dos rins e do fígado —, os alimentos que consumimos também podem agilizá-lo, explica o site Live Science.

Fruta, vegetais, feijão, nozes, sementes, cereais integrais, proteína magra e probióticos. No fundo, alimentos ricos em fibra são os maiores aliados quando se pretende desintoxicar o organismo.
Estes alimentos vão ajudar o fígado e o intestino a desempenhar melhor a sua missão: a de expelir substâncias indesejadas no organismo, refere o site Health.
Se por um lado estes alimentos ajudam a desintoxicar o organismo, existem outros que devem ser evitados. Se o intuito é limpar o organismo dos excessos cometidos durante as festividades, evite comida processada e açucarada, fritos e carne vermelha.

Abuse da água

Sem ela, era impossível viver; e numa altura de limpeza ao organismo, não há bebida melhor.
Ingeri-la vai fazer com que o corpo esteja hidratado, o que auxilia os rins a eliminar toxinas.
Adicionar a um copo de água uma rodela de limão é uma boa prática: segundo o mesmo site, este citrino estimula o fígado a produzir mais enzimas, facilitando o processo de digestão.


Também por fora

Além da limpeza interna, para desintoxicar o organismo é necessário ter em conta também o maior órgão do corpo: a pele.
Esfoliá-la é essencial para remover as células já mortas e ajudar ao crescimento de novas.
Fazer exercício físico é também outra forma de limpar os excessos: através da sudação, as toxinas são eliminadas, ao mesmo tempo que a circulação sanguínea aumenta.
Relaxar

De acordo com o site WebMD, técnicas de relaxamento, como uma massagem terapêutica ou fazer sauna, são também formas de ajudar a desintoxicar o organismo e de recuperar energia.
Tudo, para que possa entrar no novo ano de forma "renovada".

Fontes: Medis,WebMD.com | Health.com | LiveScience.com