Geral

09 de 01 de 2022, 08:02

Lifestyle

Pegada com História em Mangualde

Uma proposta para conhecer a região e a sua importância histórica

Mangualde

Mangualde, Azurara da Beira
Mangualde e? um termo surgido no se?c. XVIII para designar as terras que ate? enta?o eram conhecidas pela expressa?o Zurara ou Azurara da Beira. Trata-se de um dos grandes miste?rios toponi?micos das Beiras, sobre o qual grandes vultos da histo?ria portuguesa se debateram. Uma coisa parece certa, nunca aqui existiu terra alguma assim chamada, como a documentac?a?o histo?rica parece comprovar. Ora na?o existindo nenhuma populac?a?o com estes nomes, qual o significado da sua continuidade ao longo do tempo?
Azurara sera? termo posterior a Zurara, e tudo indica tratar-te de um patroni?mico (nome de fami?lia) a?rabe. As Inquiric?o?es de 1258 designam uma antiga fortaleza chamada Castelo de Zurara, no lugar do atual Santua?rio de Nª Srª do Castelo, muito provavelmente o nome do alcaide que governou estas terras entre o Mondego e o Da?o, antes da sua conquista pelas forc?as asturo-leonesesas lideradas por Fernando Magno, Rei de Lea?o, em 1058.

Descrição do Percurso
O percurso parte do Rossio, junto aos Pac?os do Concelho, no qual esta? instalado o Posto de Turismo Municipal. Explora inicialmente a zona sul e nascente da cidade, passando pela Casa dos Condes de Mangualde e pela Fonte de Alpoim, seguindo depois por entre o casario urbano ate? atravessar a EN16, ja? com a Nª Srª do Castelo no horizonte. La? no alto, no Santua?rio, as vistas sa?o vastas e amplas. Descubra o templo, os miradouros e os seus belos jardins. A escadaria da Nª Srª do Castelo oferece nota?vel panorama do lado nascente da cidade, observando-se alguns dos pontos que o percurso ira? explorar. Depois do u?ltimo degrau, pode desviar a? direita e conhecer a Praia Artificial de Mangualde. Continua pela Av. de Nª Srª do Castelo ate? encontrar um desvio a? direita que permite a descoberta da Cita?nia da Raposeira. Pelas ruas da zona norte, passa pela Igreja Matriz de Sa?o Julia?o e dai segue para o Largo da Miserico?rdia, onde o conjunto patrimonial merece atenta observac?a?o. Avanc?a pelo Lg. Pedro Alvares e Lg. Conde de Anadia atingindo em seguida o nota?vel Pala?cio dos Condes de Anadia, tido como a mais sumptuosa casa senhorial de toda a Beira Alta.

O que ver

1 – Pac?os do Concelho; 2 – Casa dos Condes de Mangualde; 3 – Fonte Alpoim; 4 – Santua?rio de Nª Srª do Castelo- Miradouro; 5 – Praia Fluvial “Live Beach”; 6 – Rui?nas Romanas da Raposeira; 7 – Igreja Matriz de Sa?o Julia?o; 8 – Igreja da Miserico?rdia; 9 – Jardim Pedro A?lvares Cabral; 10 – Pala?cio dos Condes de Anadi


Uma proposta VisitViseuDãoLafões