Geral

07 de 01 de 2022, 15:12

Agenda

Exposição comemora 15 anos de residências artísticas nas aldeias

Binaural Nodar organiza mostra que estará patente a partir de 12 de janeiro no Museu Municipal de Vouzela

ventosa vouzela binaural nodar

Fotógrafo: D.R./Marialuisa Capurso

O Museu Municipal de Vouzela irá receber, de 12 de janeiro a 9 de fevereiro, a exposição “Permanência & Evanescência”, que marca os 15 anos das residências artísticas organizadas pela associação cultural Binaural Nodar.

Uma mostra retrospetiva que reflete o trabalho feito desde julho de 2006 nas áreas de artes sonoras, multimédia e performances com a participação de mais de 150 artistas em várias aldeias da região de Viseu Dão Lafões.

O programa de residências, recorda a organização, foi iniciado pela importância do processo de transformação das aldeias e pela iniciativa de começar com “um processo de enraizamento no território baseado numa vivência quotidiana com as comunidades locais” de concelhos como Vouzela, Castro Daire, Viseu, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades.

“As formas ancestrais de viver o rural ainda vão coexistindo com novos habitantes, com novos usos da paisagem, com novas atividades e novas prioridades, o que constitui um terreno fértil para o acompanhamento dessas mudanças e para a realização de um trabalho cultural que questione e problematize, através de processos de investigação e de expressão, as contradições, os paradoxos e as oportunidades destes tempos de acelerada mutação do mundo rural”, é explicado.

O programa de residências artísticas da Binaural Nodar tem trabalhado, sobretudo desde 2010 com temáticas dedicadas em cada ano, em temas como as paisagens fluviais, a voz antropológica, a arquitetura rural, a religião, o casamento, a morte, a mobilidade em contexto rural, a relação com o mundo animal e os aspetos psicológicos do mundo rural, entre outros.

A associação cultural tem atuado desde 2004 na região de Viseu, nomeadamente junto das comunidades rurais e com atividades desenvolvidas com artistas contemporâneos, museus, universidades e organizações culturais.