Autor

José Vasconcelos

15 de 01 de 2022, 08:43

Colunistas

O tempo das decisões

No “Dia das Eleições” os cidadãos terão assim em cima da mesa importantes escolhas a fazer...!

Como ja por aqui referi em diversas ocasiões, em Democracia, o poder de decidir sobre o que queremos para o nosso futuro colectivo tem o seu corolário no dia em que elegemos os nossos representantes na AR. A 30 de Janeiro, os cidadãos portugueses têm a oportunidade de julgar a vida política dos anos anteriores e definir como querem que se organize e venha a decorrer a vida da comunidade nos anos que se seguem.

Se um governo de direita entre 2011 e 2015, mostrou trazer ao cidadão médio a perda de grande parte da sua qualidade de vida e, pelo caminho, agravou fortemente as desigualdades sociais, tornando os ricos ainda mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, o voto dos portugueses nas eleições de 2015 apontou maioritariamente para a necessidade de serem alteradas as políticas praticadas, facilitando a promoção de uma mudança de trajectória a partir daí.

O resultado positivo para a vida das pessoas foi notório e, apesar de toda a gritaria que se vai ouvindo para esconder esse facto (fortemente amplificada por quem detem os meios para o efeito...), não me parece que os cidadãos o esqueçam. Claro que em 2019, apesar de os resultados eleitorais terem validado a solução politica encontrada 4 anos antes, o caminho até aí percorrido sofreu alterações evidentes. O partido mais votado á esquerda não aceitou a renovação do acordo anterior e optou por continuar sozinho...!
O que se passou a ver na governação e na AR foi um completo abrandamento na correcção dos desvios provocados pela Troika e um obvio alinhamento do PS com o PSD na grande maioria das votações com implicações sócio-económicas acompanhado do cinismo politico na excepçao da não aprovação dos OE.s pela direita. Como é evidente, ninguem esperaria ver o alinhamento do Bloco de Esquerda neste cenário...

No “Dia das Eleições” os cidadãos terão assim em cima da mesa importantes escolhas a fazer...! Tornar a saúde e/ou a educação meros negócios e mais ou menos obscuros... ou serem serviços públicos de qualidade!!! Continuar a dar a primazia aos interesses de quem apenas especula financeiramente sem nada produzir ou defender os direitos de quem trabalha!?!?!? A minha escolha está feita...