Geral

13 de 05 de 2022, 18:01

Diário

Atenção. Autoridades de saúde lançam aviso por causa do calor

Veja aqui os conselhos das autoridades da região Dão Lafões para uma melhor prevenção face às altas temperaturas

Parque de São Pedro do Sul S. Pedro do Sul

Fotógrafo: Igor Ferreira

Com o calor e as altas temperaturas, as autoridades de saúde da região já lançaram o apelo para que as pessoas se protejam, em particular os grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e doentes crónicos.

A Unidade de Saúde Pública Dão Lafões sugere à população que beba água com frequência, planificando “horários para a ingestão de água em intervalos regulares, identificando sobretudo as pessoas que não possuem autonomia suficiente para ingerir líquidos ou mobilizar-se para uma sala mais fresca, e oferecendo líquidos com frequência (água e sumos naturais sem açúcar)”.

A autoridade de saúde também apela à elaboração de “ementas com elevado teor de água e ricas em sais minerais (frutas, legumes crus, sopa e pão)” e ao fracionamento das refeições durante o dia, além da conservação de alimentos “a temperaturas seguras” e do consumo de água engarrafada ou da rede pública.

Segundo a USP Dão Lafões, as pessoas devem “permanecer em locais mais frescos, pelo menos 2 a 3 horas por dia” e ainda evitar a exposição direta ao sol, “especialmente entre as 11h00 e as 17h00”, e assegurar o conforto térmico “seja através da climatização, seja mediante o arrefecimento noturno dos edifícios”.

Entre os conselhos, sugere-se também o uso de vestuário adequado como “peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara, uma vez que estas refletem o calor e a luz solar e ajudam o corpo a manter as temperaturas normais”, além do chapéu no exterior.

A USP também apela à monitorização frequente de sintomas, “nomeadamente dores de cabeça; sensação de fadiga, fraqueza, vertigens, indisposição, desorientação, alterações do estado de consciência”, e ao reforço das medidas preventivas da infeção por Covid-19.

A autoridade de saúde apela também ao contacto para a linha SNS 24 (808 24 24 24) em caso de “aconselhamento e eventual encaminhamento para os serviços de saúde”.