Geral

29 de 05 de 2022, 20:13

Diário

São 14 percursos e cerca de 1700 quilómetros para descobrir o território Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões lançou o desafio de até setembro descobrir percursos pedestres dos 14 municípios do território. A pé, são mais quilómetros do que ir até Paris e com argumentos turísticos diferenciadores

caminhada CIM

“Pé ante Pé” um grupo de pessoas que incluiu autarcas andou esta manhã de domingo pelos trilhos dos Leandros, no concelho de Vouzela. Uma caminhada por um dos percurso pedestres deste concelho e que faz parte de um “pacote” mais alargado que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está a promover com produto turístico deste território.

O pontapé de saída aconteceu em Vouzela, onde foram feitos cerca de três dos 1700 quilómetros de percursos que estão homologados nos 14 municípios da CIM.
“Este foi o primeiro de 14 percursos e eu espero fazê-los todos. Adoro fazer este tipo de iniciativas. Nós temos zonas espetacular que merecem visitas. A melhor maneira de conhecer os percurso é esta forma como a Cim os concebeu”, realçou à chegada da caminhada que leva até à reserva de Cambarinho Fernando Ruas, presidente da CIM.
No final do percurso, as cerca de 20 pessoas que nele participaram tinham à sua espera o “aconchego do estômago”, o momento mais descansado para sociabilizar, como destacou o autarca.
A proposta “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” é, então, composta por um calendário de 14 caminhadas e que convida todos os amantes do turismo de natureza a se aventurarem e a descobrirem o que cada município tem para mostrar.

“A CIM tem vindo a apostar no produto do walking (caminhar) e do cycling (bicicleta). A nossa grande âncora é a ecopista do Dão e, esperamos, a partir de outubro, contar com a do Vouga. E sinalizámos 1700 quilómetros de percursos pedestres, mas também circuitos de BTT e de Trail. E hoje temos este produto muito forte ao qual se junta também as nossas subidas épicas, as estradas de montanha para as nossas bike roads”, começou por explicar Nuno Martinho, secretário-executivo da CIM.

Até 11 de setembro, há vários roteiros para fazer. “Cada um dos municípios escolheu o percurso mais diferenciador. É esta diversidade que queremos mostrar e, ao mesmo tempo, fazer circular as pessoas do próprio território”, acrescentou ainda Nuno Martinho.

Um dos “caminhantes” que ficou a conhecer a única reserva botânica do Loendro em Portugal foi o presidente da Câmara de Santa Comba Dão. Leonel Gouveia não deixou de marcar presença nesta iniciativa e garantiu que no concelho que lidera há também bons motivos para caminhar.

“Em termos de natureza temos a água que torna esta zona única também. Temos cinco percursos homologados, uns para a área da natureza, mas também no âmbito do património arquitectónico. Esta é uma ideia muito feliz porque o potencial turístico da nossa região é mais um elemento importante para o nosso desenvolvimento económico”, sinalizou o autarca.

E para os amantes das atividades ao ar livre, na região Viseu Dõa Lagões há 41 percursos pedestres de pequena rota e três de grande rota. Um percurso de interpretação ambiental, um centro de trail running, três centros de BTT, a que se juntam as ecopistas.