Geral

22 de 09 de 2022, 18:34

Diário

Alves Martins mandou mais 22 alunos para medicina

Cursos de engenharia informática este ano foram muito procurados

Alunos da escola secundária Alves Martins voltam às aulas no primeiro desconfinamento de 2021  (1 of 1)

A Escola Secundária Alves Martins, o maior estabelecimento de ensino do distrito e o melhor colocado no último ranking nacional na região, colocou este ano 22 estudantes em cursos de medicina. O ano passado tinham entrado nas licenciaturas que formam médicos 36 alunos provenientes da instituição de ensino.

Em média, a Alves Martins manda uns 30 estudantes todos os anos para medicina, um dos cursos com a média mais alta no país. Este ano, muitos dos alunos com boas notas preferiram a área da engenharia informática. Só nesta licenciatura entraram uns 40 jovens, com a maioria deles a escolherem a Universidade do Porto e o Instituto Superior Técnico para se formarem.

“Não tenho explicação, uma justificação para esta escolha de medicina, é uma opção dos miúdos”, afirma Adelino Azevedo Pinto, diretor da Alves Martins.

“Esta opção agora pela engenharia informática se calhar justifica essa redução de entradas em medicina, isto é, esta é uma tendência deles que poderão ser atraídos pelo mercado de trabalho mais global”, salienta.

A Secundária Alves Martins teve no último ranking de escolas a melhor classificação entre as instituições de ensino do distrito e foi um dos melhores estabelecimentos públicos do país.

O diretor da escola sublinha que estes resultados se devem “em primeiro lugar aos alunos”, e ao seu “mérito, trabalho e responsabilidade” ao longo dos últimos três anos, que foram de “muito trabalho e exigência por parte da escola”.

“Por outro lado, nós organizamo-nos para irmos ao encontro das expectativas dos alunos e dos pais. Temos uma estrutura bem montada em termos de exigências e ótimas condições na escola. Depois, os professores têm uma quota parte muito grande em termos do sucesso para estes alunos pois vão ao encontro das necessidades deles”, remata.